Ibur – O Primeiro Contato Com O Criador

laitman_294.3A prontidão para se elevar acima da matéria, para chegar a um acordo com ela, é um pré-requisito para entrar no mundo espiritual, o primeiro estado espiritual chamado concepção (Ibur). Naturalmente, todo estado espiritual começa a partir da escuridão corpórea, da completa perda do estado anterior e da subjugação a ele.

O grupo deve ajudar a superar esse distúrbio porque ele está em um estado espiritual, anula o antigo estado corpóreo, que, portanto, parece escuro, negro. É com a ajuda de cima que vemos isto deste modo e somos forçados a nos conectar com os amigos para fazer esforços a um nível espiritual superior. Desta forma, alcançamos a primeira conexão entre nós e, na mesma medida, o contato com a força superior.

Se tentarmos nos unir em um coração, nos uniremos com o Criador em um todo. O primeiro contato com o Criador é chamado de concepção espiritual (Ibur), o começo da vida espiritual.1

A concepção espiritual (Ibur) também é construída sobre a subjugação, mas ainda mais rígida quando me anulo completamente perante o superior em tudo, sem levar em conta meus sentimentos e opiniões. Subjugação simples não exige solidariedade com o governo superior de mim, apenas diminuir-se perante ele.

No estado do embrião (Ubar), eu mesmo quero que o superior tome o controle de mim e estou pronto para aceitar qualquer liderança Sua. Eu quero que a mente e o coração do superior, Sua compreensão, consciência e atitude para com a vida entrem em mim, preencham meus desejos e me reformem novamente. Eu perco todas as minhas configurações anteriores; o que resta de mim é apenas a matéria e todo o meu programa vem do superior. Isto não é apenas subjugação, é o seu próximo estágio.2

Concepção espiritual (Ibur) é subjugação a um nível superior, completa devoção da alma. Eu passo para o superior e tenho a honra de começar a me desenvolver dentro dele como um embrião (Ubar). 3

O embrião espiritual é a autoanulação completa perante o superior, perante o poder de doação, Bina, e a prontidão para aceitar tudo o que Ele fará comigo, o que quer que aconteça.

Subjugação é a aceitação do estado que já foi revelado e para o qual cálculos podem ser feitos com sensações conhecidas por mim. O embrião (Ubar) é a autoanulação completa, quando me anulo de antemão e concordo com o desconhecido, com tudo o que vai acontecer no futuro; isto é, eu avanço com fé. O poder de Bina me ajuda a me anular perante o superior dessa maneira.4

O trabalho do Criador começa com o fato de eu me anular completamente e pedir ao superior para começar a trabalhar em mim. Devido a essa autoanulação, subjugação, humildade perante a propriedade de doação, mudanças começam a ocorrer em mim, desejos de doação são formados, isto é, uma gota de semente espiritual começa a se desenvolver.

A prontidão preliminar para tal estado já é construída em nós visto que ela existia antes da quebra e deixou um registro (Reshimo). Não há coincidência aqui, todos os estágios são rigorosamente determinados passo a passo, e todos retornarão à sua raiz.

É somente na vida corpórea que podemos nos sentir perdidos. Na espiritualidade, todos os estados são definidos até o último detalhe e mudam por leis absolutas de acordo com os registros de informação deixados durante a descida da alma de cima para baixo. Precisamos voltar à raiz pelos mesmos passos.

Portanto, podemos estar certos de que não pode haver nenhum acidente ou erro aqui, e certamente passaremos por todos os estágios espirituais: os estágios de concepção, o estado de pequenez, a maturação.

Tudo já está planejado, tudo o que precisamos fazer é apenas ajudar cada ação com nosso desejo preliminar, nossa demanda.

Não fazemos nada por nós mesmos – tudo é feito pela luz, esta é a obra do Criador. Nós só precisamos entender como investir nosso “meio shekel” para que o Criador complete o resto do trabalho. Eu faço o que depende de mim e do Criador, cada vez da mesma maneira, passo a passo. Portanto, é impossível ficar completamente perdido; tudo depende de quão limpos e fielmente tentamos ir.5

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá de 13/03/19, Ibur (Conceição)
1 Minuto 0:20
2 Minuto 13:35
3 Minuto 37:30
4 Minuto 45:59
5 Minuto 41:30