Meus Pensamentos No Twitter 24/02/19

Dr Michael Laitman TwitterNosso trabalho é destinado a acelerar nosso desenvolvimento. Assim como um programa de computador pode rodar a uma velocidade de 100MHz ou 1000MHz, o homem pode retornar com frequência variada ao pensamento do Objetivo, o Criador, onde ele está em sua intenção e aspiração, em um desenvolvimento acelerado!

O homem não pode prover sua existência isoladamente da sociedade. Ele é criado para viver dentro da sociedade, como uma engrenagem em um mecanismo. Ele não tem liberdade de movimento – ele está entrelaçado no movimento comum, de modo que o mecanismo como um todo cumprirá sua tarefa.

O egoísmo de cada pessoa é necessário para a existência independente, a provisão de suas necessidades vitais.
O uso do egoísmo além do necessário é para o benefício dos outros. Assim ele é transformado em altruísmo.
O uso do egoísmo abaixo do que é razoável para a existência de alguém é proibido!

O grau de desenvolvimento do ego determina o grau de uso e de desenvolvimento do homem: 1. uso aberto, 2. uso restrito, 3. ódio pelo egoísmo de alguém, 4. despertar do amor pelos outros (altruísmo), fundamento do bem, de amor para aqueles próximos a você para se preocupar com toda a humanidade.

O egoísmo não se refere ao amor-próprio natural, necessário para sustentar a própria existência animada, mas sim ao caráter que ele assume de ódio e exploração de todos por si mesmo, o que gera roubo e assassinato.
Por isso, é oposto ao amor pelos outros e destrói a sociedade.
(Baal HaSulam, “A Nação”)

A qualidade da #singularidade é incutida em todas as criaturas pelo Criador – sua única raiz. Mas quando se une ao egoísmo, a qualidade da singularidade torna-se destrutiva: com isso, todas as criaturas desejam usar o mundo inteiro para seu próprio benefício, não se importando com o fim dos outros.

Quanto mais o homem avança, mais se preocupa com seu ambiente (acima do egoísmo 0-1-2-3-4) até entrar na espiritualidade, quando deixa de sentir sua própria existência e trabalha na doação, sem cálculos pessoais. Ele, desse modo, torna-se livre, autônomo, espiritual.

Assim, alcançamos equivalência ao Criador. O que recebemos para nosso sustento não é considerado recepção.

O desejo de cada pessoa separa-a do Criador – é aí que existimos. O plano do Criador é que nos tornemos independentes e semelhantes a Ele, isto é, sem mudar os desejos, para mudar as intenções de “para mim” para “para você”.

Likutey Etsot: “O fundamento do mundo é a união de dois opostos. Se você vê uma pessoa que é de opinião contrária, e pensa que é impossível aceitá-la, não seja rápido em afirmar isso. Pelo contrário: a perfeição do mundo é tentar reconciliar dois opostos”.

Zohar, Tetsave 86: “A luz emana apenas da escuridão. Quando a escuridão se submete, o Criador é revelado em Sua glória. Servir ao Criador só acontece a partir da escuridão, e somente a partir do mal segue o bem. A perfeição é quando o bem e o mal estão juntos para depois se tornarem bem.
Todo o bem vem do mal”.

#Zohar: Em virtude deste livro, eles sairão do exílio disseminando a sabedoria da Cabalá entre as massas, merecerão a emancipação completa do egoísmo porque sua luz (força) retorna à fonte (o Criador). Caso contrário, eles não podem alcançar sua predestinação.

Baal HaSulam: “A Sabedoria da Cabalá e Sua Essência”: “Estou feliz por viver em uma geração em que é possível disseminar a sabedoria da Cabalá. Antes do nosso tempo, os Cabalistas não tinham permissão de estudar a Cabalá a céu aberto, diante de todos e com explicações. Esta permissão foi concedida devido ao estado especial da geração”.

Baal HaSulam: “A Sabedoria da Cabalá e Sua Essência”: “Como a sabedoria da Cabalá fala da revelação do Criador, nenhuma sabedoria é mais valiosa. Os Cabalistas descreveram isso de uma maneira que permite que a pessoa a estude com eficácia e seja corrigida. Então eles temporariamente esconderam isto para revelar isto em nosso tempo para sempre”.

Assim como o mar entra entre as montanhas e as separa, o egoísmo entrou entre nós e nos separou. Precisamos erguer pontes de amor acima do ego. Então começaremos a alcançar e controlar toda a natureza: nossa natureza egoísta e a natureza altruísta do Criador.
Esse é o objetivo do nosso #desenvolvimento.
#crescimento pessoal

O #egoísmo crescente provoca hostilidade na sociedade, de todos em relação a todos, dividindo a sociedade em grupos hostis cada vez menores pela cor, religião, gênero, etc. Ninguém é capaz de se unir. Mas são aqueles que evocam esses conflitos que logo começarão a se destruir mutuamente.

Do Twitter, 24/02/19

Comente