Como Você Alcança A Fé Acima Da Razão?

laitman_276.05O que é a fé acima da razão? Dentro da razão significa de acordo com o nosso entendimento, de acordo com a mente de uma pessoa deste mundo, o egoísmo dela. De acordo com isso, a pessoa entende, sente, toma decisões e age, o que se chama: “segundo a minha opinião”. Todavia, acima da minha opinião está a opinião do superior, e isso significa que devo trocar minha opinião pela opinião do Criador.

Mas eu não conheço a opinião do Criador; ela me alcança através da minha dezena. Se eu estiver conectado a ela, ao me anular gradualmente e me integrar nos amigos, eu trocarei minha opinião pela deles. Esta não é apenas uma simples troca de uma coisa por outra, senão eu me tornaria um anjo, isto é, um animal espiritual. Eu executo essa ação acima da minha razão, mantendo minha opinião e me elevando acima dela. Isto é, eu ocupo dois níveis e, na diferença entre eles, encontro a compreensão de uma pessoa espiritual.

Nada é destruído e nada desaparece dos sentidos da pessoa. Em vez disso, ela adquire outra natureza adicional do Criador e, assim, obtém a fé acima da razão. Ela tem sua razão e a fé acima dela, e existe entre elas. O Criador não criou nosso desejo de desfrutar em vão. Ele é a base que nos acompanha o tempo todo, para que “a escuridão brilhe como a luz”. A escuridão do meu egoísmo, da minha opinião, sustenta a opinião que está acima dela. É a partir da contradição entre elas que eu alcanço a grandeza do Criador no pano de fundo da humildade dos seres criados.

Nós não nos anulamos nem perdemos nada em nós mesmos. Firmemente de pé sobre ambos os pés, nós construímos a linha média, e somente deste modo nos posicionamos como um homem, Adam, semelhante ao Criador. Tudo neste ser criado é recebido do Criador, mas de acordo com a decisão da própria pessoa.1

O Criador me dá um adaptador que me conecta a Ele – é a dezena. Este adaptador é muito complicado, mas não há escolha, eu devo conectá-lo e usá-lo, não importa quantos anos isso leve. Eu devo anular a mim mesmo ou não vou me conectar ao grupo, porque meu plugue não encaixa na sua tomada. O Criador está dentro dos amigos e me ajuda a me conectar com eles cada vez mais até eu começar a revelá-Lo dentro deles. Eu começo a trabalhar com o Criador através dos amigos porque eles são minha alma e o Criador é a Luz que preenche essa alma.

O principal é integrar-se ao ambiente. Eu começo então a receber opiniões, desejos e pensamentos não apenas do grau superior, mas de uma qualidade completamente nova. Existe a fé acima da razão dentro do grupo – uma nova percepção, não inerente a uma pessoa deste mundo.

Portanto, não há escolha senão anular a nós mesmos e entrar no grupo, deixando para trás todas as nossas experiências. Nós estamos falando de um adulto com muita experiência de vida e conhecimento, mas ele cria um embrião de si mesmo, um zero relativo ao grupo. Quando a pessoa começa a receber conhecimento disso e começa a crescer, então, com base em suas qualidades, pensamentos e desejos anteriores, ela constrói a fé acima da razão. Um não pode existir sem o outro.2

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 23/01/19, Escritos do Rabash, Vol. 1, Artigos “Degraus da Escada”, Artigo 21 “Com Respeito à Fé Acima da Razão” (1986)
1 Minuto 00:30
2 Minuto 33:00