Para Ver Um Mundo Perfeito

laitman_751.1Pergunta: Entrar num mundo perfeito, no infinito, significa tornar-se perfeito, e do seu eu corrigido, ver a perfeição, a eternidade?

Resposta: Sim, na medida em que eu mudo internamente, eu posso ver as mudanças no mundo ao meu redor.

Pergunta: Como eu chego ao ponto em que eu mesmo tenho que mudar? Afinal de contas, estou tentando mudar os outros a minha vida inteira.

Resposta: Na verdade, uma pessoa geralmente quer mudar todo mundo. Ela não quer nada mais do que “curvar” o mundo ao seu redor. No entanto, o mundo não se curva. Ele é criado de tal forma que, se você quiser curvá-lo, você se curva. Como resultado, você entenderá, talvez não em uma, mas em várias vidas, que é você quem precisa se curvar.

Não há nada de humilhante nisso. Este é um jogo tão emocionante, uma jornada conceitual fascinante: enquanto eu estou mudando, vejo o mundo ao meu redor também mudando, como em um conto de fadas. E isso é possível.

Pergunta: No entanto, durante os 70 a 80 anos de vida, a pessoa está de alguma forma mudando, o que não pode ser dito sobre o mundo. De quais mudanças você está falando?

Resposta: O mundo também está mudando um pouco, mas apenas naquele nível inanimado em que as pessoas mudam. Por que o mundo hoje é diferente do mundo há 100 anos? Várias mudanças técnicas e tecnológicas ocorreram, as condições climáticas tornaram-se diferentes, algumas espécies de fauna e flora foram extintas, etc. Tudo vem do fato de que, ao mudar, vemos o mundo mudando ao nosso redor.

Mas estas são mudanças muito pequenas no mesmo nível inanimado. Não é um mundo novo. Afinal, permanecemos os mesmos egoístas.

O fato é que quando nossos desejos materiais mudam, começamos a inventar algo ostensivamente novo. Entretanto, não há nada para inventar, porque se uma pessoa começa a mudar radicalmente sua natureza, seu egoísmo, para a propriedade oposta de doação e amor, a propriedade de conexão com os outros, ela vê um mundo completamente diferente através de suas novas propriedades.

Da Lição de Cabalá em Russo 26/08/18

Comente