Não Trabalhe Em Vão

Laitman_524.01Rabash, Os Escritos Sociais, Artigo “A Agenda da Assembleia 2”: Quando a pessoa se esforça, deve certificar-se de que não é sem recompensa. É como dizemos na oração: “E chegou a Sião”, “Para que não tocássemos em vão”. Pelo contrário, quando ela vai a uma assembleia, deve adquirir ali nutrição para que, quando for para casa, possa ver se tem algo para colocar nos Kelim. Então ela terá os nutrientes para se alimentar até a próxima reunião.

O fato é que as forças que uma pessoa pode supostamente arrancar de si mesma e da natureza circundante por seus próprios esforços, não são um resultado espiritual. Um resultado espiritual só pode ser obtido quando a pessoa em um grupo, em conexão com seus amigos, alcança um desejo comum com eles, e a partir daí recebe força que a capacita a avançar.

Acontece que todo o seu trabalho espiritual acontece às custas do poder que ela absorve nas assembleias de amigos – de assembleia em assembleia.

Pergunta: Está escrito: “quando a pessoa se esforça, deve certificar-se de que não é sem recompensa”. Uma pessoa deve tomar cuidado para que seja paga pelo esforço que faz?

Resposta: Pode ser que ela trabalhe de graça, isto é, sem resultados visíveis e tangíveis? Então ela será incapaz de entender se trabalha ou não.

Há pessoas que estão prontas para fazer tudo e de alguma forma não pensam em recompensa. Elas acreditam que isso fala de sua espiritualidade, embora, na verdade, fala de sua leviandade. Você precisa ser muito claro sobre os esforços que você faz, pelo que você se esforça e o resultado que espera.

Pergunta: Isto é, quando dizemos, “como um boi sob o jugo e um jumento carregando a carga”, isso não significa que a pessoa simplesmente decidiu: “eu invisto e não penso em uma recompensa; eu apenas sigo esse caminho”?

Resposta: Não há nada de louvável nessa abordagem. Uma pessoa, por natureza, não pode deixar de pensar em uma recompensa. Neste caso, ela deve pensar em como alcançar a revelação do Criador, isto é, a revelação das propriedades de doação e amor em si mesma.

Pergunta: Esta é a intenção com que uma pessoa deve ir na assembleia de amigos?

Resposta: Certamente. Caso contrário, qual é o significado de sua existência? Cada um de nós deve alcançar o estado mais alto.

Pergunta: E o que eu dou de mim para meus amigos?

Resposta: Você dá a eles sua participação, sua força, seu espírito e eles lhe dão os deles. Desta forma, quando todos estão se recarregando de todos, acaba sendo uma nutrição muito séria de todos a dezena, e todos podem fazer o trabalho pela dezena. É assim que o objetivo é alcançado.

De KabTV “A Última Geração”, 27/06/18

Comente