Contra A Razão

laitman_232.02Pergunta: Por que a Cabalá fala comigo através da mente, mesmo que eu não entenda nada? Por que ela exige mudança e trabalho no nível dos sentimentos, embora eu não sinta o mundo superior?

Resposta: Porque nossos sentimentos levam a uma nova mente. A razão é o resultado de novos desejos e sentimentos.

Por alguma razão, acreditamos que os sentimentos e a mente são opostos. Não é assim! Meus sentimentos, isto é, meus desejos e o que sinto neles, praticamente determinam minha mente. Ser determina a consciência.

Ao mudar os desejos e suas realizações, minha mente muda. E se não, então eu posso ir pela fé acima da razão contrária a ela. A mente não é sagrada para mim, mas às vezes é mais importante do que sentimentos, porque me dá um certo grau, e eu suprimo minha mente e vou acima dela.

A razão diz: “Expanda seu conhecimento, seus desejos e trabalhe com eles”. E eu respondo: “Não, eu não quero trabalhar com eles porque eles não me dão a resposta. Eu tenho que ir de um jeito diferente”.

O que significa contra a razão? Eu não destruo minha mente; eu só digo que o que vejo não me limita. Eu tenho que subir um degrau mais alto que ela.

Que passo acima da mente é, eu não sei. Eu posso pensar em algo maior que eu? Então eu apelo aos meus sentimentos e digo: “Meus sentimentos egoístas estão errados. Eu irei com as propriedades de doação, não de recepção. Esta é a única maneira de alcançar o resultado. Então, minha mente vai mudar.

Nós somos influenciados através da mente desde cima e eu apelo aos sentimentos e vou acima deles para a propriedade de doação. Então, eu alcanço um novo nível: novos sentimentos e uma nova mente.

Da Lição em Russo 26/08/18

Comente