O Milagre De Chanucá

laitman_943Pergunta: Um milagre aconteceu em Chanucá quando uma vela que só podia queimar por um dia continuou queimando por oito dias. O que é uma vela, um pavio e óleo da perspectiva Cabalística?

Resposta: A vela é um barril com óleo e um pavio flutuando dentro dele. Graças ao pavio, podemos acender o óleo que sobe o pavio e queima. Separadamente, o óleo e o pavio não queimam, mas quando o óleo entra no pavio, a vela acende.

O pavio encarna a rejeição da luz. O óleo representa o combustível, mas não pode queimar sozinho. Portanto, devemos entender que o nosso crescente egoísmo é transformado através do nosso trabalho em seu oposto, como está escrito: “O anjo do mal se torna o anjo bom” ou “O anjo da morte se torna o anjo da vida”.

Os Macabeus encontraram o barril de óleo porque tentaram alcançar a qualidade de amor e doação, a conexão entre eles, e conseguiram acendê-lo porque tinham grande resistência àqueles segmentos da população que se curvavam aos ídolos gregos e construíam Templos gregos em Jerusalém.

A guerra dos Macabeus era interna, dentro deles, não externa com os gregos ou os helenistas dentro de Israel. Quando superaram a resistência egoísta, eles transformaram o ressentimento entre si no pavio dentro do óleo e conseguiram acendê-lo.

Portanto, o barril de óleo com um pavio incorpora especificamente o trabalho espiritual da pessoa. Não significa simplesmente encontrar um barril: o principal é poder acendê-lo. Quando os Macabeus, ao superar a resistência de seus egos, se uniram, o barril foi encontrado, no qual foram capazes de colocar o pavio e acendê-lo. Em outras palavras, eles transformaram seu egoísmo e ele começou a ser iluminado pela Luz superior, e suas almas se acenderam, iluminadas pela Luz. Este é o milagre de Chanucá.

Pergunta: Por que a vela queimou por oito dias ao invés de um?

Resposta: Porque se você trabalha com o propósito de amor e doação, você ascende mais alto. Há oito Sefirot de Malchut à Bina, oito partes de desejos. Mesmo que haja apenas uma Malchut, através da resistência, ou seja, a fé acima da razão, ela ilumina todas as Sefirot até a mais alta delas: Bina.

Os Macabeus foram capazes de elevar-se à verdadeira qualidade de doação, que é chamada de fé acima da razão. A razão está em Malchut, enquanto a fé – em Bina. A ascensão de Malchut à Bina encarna o milagre de Chanucá.

De KabTV “Significado Cabalístico de Chanucá”, 07/12/17

Comente