“Dia Da Língua Hebraica: Uma Oportunidade Para Aprender Sobre O Código Do Amor” (Breaking Israel News)

O maior portal, Breaking Israel News, publicou meu novo artigo: “Dia Da Língua Hebraica: Uma Oportunidade Para Aprender Sobre O Código Do Amor”:

Nós temos a sorte de viver em uma época em que podemos falar hebraico livremente. Eu só comecei a aprender hebraico quando me mudei para a Lituânia no início dos anos 1970, enquanto estava a caminho de Israel. Até então, eu só conhecia o idioma hebraico um pouco, através do meu avô que lia a Gemara e rezava de um siddur (livro de orações judaico). Se você tivesse perguntado a ele sobre o significado das palavras hebraicas, ele teria respondido a você em iídiche, assim como todos os idosos que viviam em Vitebsk, minha cidade natal. Nossos pais foram proibidos de falar hebraico por completo. Eles falavam principalmente russo e ocasionalmente iídiche.

Celebrando O Nascimento De Uma Língua Especial

A língua hebraica é um fenômeno único. É a expressão de relacionamentos de amor e ódio.

Após a destruição do Segundo Templo, que foi destruído como resultado do ódio infundado, o hebraico quase desapareceu completamente como língua falada pelos judeus. Do século II d.C. até o início do século XX, a grande maioria dos judeus falava as línguas locais das regiões em que viviam. No entanto, eles aprendiam a ler e escrever o hebraico básico para que pudessem orar e ler os livros sagrados, assim como meu avô em Vitebsk.

‘Dia Da Língua Hebraica’ Marca O Renascimento

Eliezer Ben-Yehuda, cujo aniversário é celebrado no Dia da Língua Hebraica, e em honra de quem este dia é celebrado – foi o homem que reviveu a língua hebraica. Mas quando revisamos de uma perspectiva mais profunda e abrangente, a razão pela qual nós voltamos a falar a língua hebraica todos os dias é que o povo de Israel está gradualmente retornando às suas raízes espirituais: ser um como um homem com um coração, dando exemplo de unidade para todos os povos, e assim tornar-se uma “Luz para as nações”.

O renascimento da língua hebraica é a primeira expressão da cola que une o povo de Israel. Apesar de ainda não estarmos cumprindo nosso propósito, estamos a caminho disso.

O Hebraico Fornece O Código Para A Conexão Espiritual

De acordo com a sabedoria da Cabalá, o hebraico não é uma língua como todas as outras línguas. As vinte e duas letras das letras hebraicas são, na verdade, vinte e dois símbolos-código. Os Cabalistas usam esses símbolos-código para descrever o processo de descobrir a conexão com a realidade espiritual.

Os Cabalistas se referem à própria espiritualidade como “uma luz abstrata” que não tem forma ou forma, e a primeira sensação que a pessoa sente ao entrar na realidade espiritual é chamada de “um ponto preto na luz branca”. Esse pequeno ponto é a raiz da alma da pessoa.

Através do amor ao próximo, o pequeno ponto preto recebe desejos adicionais e se desenvolve em um vaso espiritual que chamamos de “alma”. À medida que a alma cresce e se desenvolve através do amor ao próximo, ela pode ser preenchida com maior luz espiritual.

Cada letra em hebraico tem uma forma única, composta de linhas horizontais e verticais. As linhas horizontais expressam a intensidade do amor e da doação da alma. As linhas verticais expressam as luzes que preenchem a alma. Assim, as vinte e duas formas das letras hebraicas expressam vinte e duas maneiras pelas quais a alma é preenchida com a luz do amor ao próximo. E quando as letras se unem para criar palavras e frases, a língua hebraica surge.

A Missão Espiritual dos Oradores Hebraicos

Hoje, a conexão com a realidade espiritual através do amor ao próximo tem que acontecer elevando-se acima do ego humano que tem inflado ao longo de milênios. Embora os judeus tenham se reunido dos quatro cantos do mundo e voltado a falar o hebraico novamente, a Cabalá explica que o verdadeiro renascimento da língua hebraica é o renascimento da alma.

O próximo estágio para o povo judeu não é apenas falar a língua hebraica, mas falar a partir da alma. Em outras palavras, desenvolver novamente a qualidade de doação e amor, receber luz na alma e, assim, falar hebraico de coração a coração.