O Direito De Escolher Onde Morar

Laitman_419Pergunta: Devemos ter o direito de escolher onde moramos?

Resposta: O principal objetivo de uma pessoa na vida é perceber a si mesma de modo a fazer o máximo para a sociedade com a máxima eficiência.

Portanto, se depois de estudar e se examinar a pessoa sente que pode realizar-se em um determinado lugar para o benefício da humanidade, ela certamente precisa de liberdade de escolha e oportunidade de deixar o seu lugar e ir onde pode trazer o maior benefício para toda a humanidade.

No entanto, ela deve fazer isso somente depois que realmente viu e verificou que a humanidade precisa dela neste lugar particular. Não deve ser simplesmente seu desejo, não que lhe “pareça” assim. Não, ela conhece a lei geral e, como Baal HaSulam escreve, ela pode receber permissão especial de pessoas que entendem onde ela é capaz de se realizar melhor. Então, claro, ela deve ir e agir lá.

Além disso, se a pessoa não tem nada para fazer e numa simples forma egoísta e material se arrasta de um lugar para outro em busca de maior realização egoísta em outro lugar onde possa usar o que outros prepararam para ela – isso certamente não a torna útil para a sociedade. Eu não acho que isso seja justificado.

É por isso que a emigração hoje, por exemplo, da Ásia para a Europa, não beneficia nem a Europa nem a Ásia.

Mesa Redonda de Opiniões Independentes, Berlim 09/09/06

Comente