Nascido Da Colisão Dos Opostos

laitman_962.2Há uma sabedoria que se acumula com a experiência de vida neste mundo. Nós exploramos este mundo e desenvolvemos naturalmente as ferramentas que nos foram dadas desde o nascimento. Ao longo dos anos e de geração em geração, nossas mentes e corações se expandem, e é assim que avançamos em nossa compreensão do mundo através dos cinco sentidos.

No entanto, o mundo espiritual requer órgãos de percepção novos e completamente diferentes. Em primeiro lugar, precisamos adquiri-los, porque inicialmente não os temos. Além disso, no estado espiritual, somos obrigados a combinar dois opostos em nós mesmos: permanecendo um ser criado, devemos nos tornar semelhantes ao Criador. Estas são, no entanto, duas formas opostas polares que se anulam mutuamente. Um pode ser um ser criado ou um Criador. São duas realidades diferentes.

Que somos seres criados, mas temos que aceitar a forma do Criador enquanto permanecemos em nosso mundo e estado é muito complicado. Isso requer uma grande mudança em nossa estrutura e percepção. Se em nosso mundo somos guiados por nossa mente e sentimentos que apoiam uns aos outros, no mundo espiritual é o oposto, um contradiz o outro.

Pode haver um mau sentimento em um bom estado porque revelamos a realidade acima do nosso egoísmo. Portanto, dentro do egoísmo, podemos nos sentir terríveis, mas, na verdade, esse é o melhor estado.

Talvez não entendamos o que está acontecendo conosco sem ter qualquer percepção espiritual, e este será o estado mais elevado. É por isso que é difícil perceber e estabelecer o estado da pessoa na realidade espiritual.

Portanto, é dito que no mundo espiritual, dois opostos estão unidos em um único objeto, e a fé age acima da razão. Isso requer grande resistência, atenção e tempo. Aos poucos, o “hábito se torna uma segunda natureza”, porque deixamos a luz superior agir em nós de tempos em tempos, pacientemente concordando com tudo o que ela faz por nós.

Mesmo que pareça que a luz não faz nada, aceitamos isso também. Isto é, é necessário anular-se completamente para se tornar um “zero” completo. Portanto, nos movemos para o estado interno no qual nos preparamos para receber a luz superior, o que significa que vamos parar de nos relacionar egoisticamente.1

Nossa mente não pode combinar as duas linhas: esquerda e direita. Como pode haver paz e harmonia numa pessoa que gostaria muito de enriquecer, mas ao se encontrar em total pobreza concorda com sua condição na linha média, unindo assim a esquerda e a direita?

Como podem dois desses opostos se encaixarem? Como pode ser que quanto mais uma pessoa aprende, mais ela entende e sente? Toda que ela revela mais e mais a sua ignorância, estupidez e falta de sucesso, mas ao mesmo tempo se alegra e reconcilia esses dois estados em si mesma.

Como é possível que, tendo investido 10, 15 ou 20 anos no caminho espiritual, uma pessoa não receba nada e esteja feliz com isso? Ela revela que é simplesmente maravilhoso que, com seu grande desejo, ela não tenha recebido nenhuma compensação por seu egoísmo. Ela sente a perfeição na existência de dois desses opostos.

Nossa mente não pode aceitar isso, mas no mundo espiritual, uma pessoa pode elevar-se à propriedade de Bina, ao nível espiritual, apenas combinando os dois opostos. O estado espiritual nasce da colisão de dois opostos: um desejo massivo e não realizado e a prontidão para se anular. Como resultado dessa autoanulação, a pessoa se torna digna de receber a luz superior.2

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 05/11/18, Lição sobre o Tópico “O Trabalho Dentro Da Razão E O Trabalho Acima Da Razão”
1 minuto 0:20
2 minuto 9:33-12:28