Medium: “Como Lidar Com O Estresse Em Um Mundo Com O Maior Estresse De Todos Os Tempos”

Meu mais novo artigo “Como Lidar com o Estresse em um Mundo com o Maior Estresse de Todos os Tempo” foi publicado no Medium.

Podemos extrair insights importantes sobre o mecanismo interno que impulsiona a ascensão do estresse humano da sabedoria da Cabalá. Compreendendo o processo no trabalho, podemos nos capacitar para intervir efetivamente.

Atravessar ruas congestionadas com tráfego pesado, aproximar-se do local de trabalho todas as manhãs para enfrentar uma avalanche de deveres, voltar para casa após um dia de trabalho de 9 horas, mais uma longa viagem para resolver problemas familiares, financeiros, de saúde e de relacionamento se tornaram o peso morto e as fontes intermináveis ​​de estresse intensificado. As pesquisas mostram que os níveis de estresse nos EUA são recordes em todos os tempos. De acordo com o relatório deste ano da American Psychological Association, aproximadamente 90% dos jovens americanos da Geração Z, com idades entre 15 e 21 anos, estão entre os mais gravemente afetados.

O resto do mundo não está em melhor forma. Um estudo realizado pela Gallup em mais de 145 países revelou que as preocupações diárias relatadas pelas pessoas, estresse, dor física, tristeza e raiva atingiram os níveis mais altos desde que os pesquisadores começaram a coletar dados. A fim de capturar tendências em desespero ou esperança, o estudo Gallup calcula um Índice de Experiência Negativa, e descobertas recentes revelam que subiu de 23 para 30, representando um grande aumento de 30% na última década.

Os níveis de estresse, em particular, entre os americanos são mais altos do que a média mundial, de acordo com o estudo Gallup de 154.000 pessoas. Superada apenas pela Grécia, a população dos EUA está agora mais estressada do que qualquer outro povo no mundo. Os resultados da pesquisa anual “Stress in America” da American Psychological Association de 2017 indicam que 63% dos americanos estão estressados ​​sobre o futuro da nação, dinheiro, trabalho, clima político, violência e crime.

Esse fenômeno assustador de estresse crescente que estamos vivenciando hoje também afeta a saúde e o bem-estar das pessoas. O estresse crônico está relacionado a vários problemas relacionados à saúde: doenças cardíacas, diabetes, derrame e depressão, para citar apenas alguns.

Há luz no fim do túnel?

Há, e o quão brilhantemente a luz brilha depende de nós. A partir da sabedoria da Cabalá, podemos extrair insights importantes sobre o mecanismo interno que impulsiona o aumento do estresse humano e, ao entendermos o processo no trabalho, podemos nos capacitar para intervir efetivamente.

A Origem do Estresse: O Ego Humano

De acordo com a sabedoria da Cabalá, a origem do estresse, bem como de todos os males e infortúnios que regem nossas vidas, podem ser rastreados até o ego, a parte da natureza humana que constantemente nos empurra para alcançar o inatingível.

Uma pessoa é um desejo de receber prazer, e há uma sensação de calma e satisfação se o prazer é recebido. Entretanto, de geração em geração, nosso desejo por prazer cresce constantemente, e junto com isso, a demanda por satisfação que também multiplica os esforços que precisamos realizar para alcançar nossos objetivos. Este é o processo que leva a tendência da vida a se tornar cada vez mais estressante ao longo dos anos.

Hoje, somos bombardeados por pressões externas da mídia, da Internet, de todos os aspectos do ambiente que ditam os padrões que esperamos encontrar: viajar para lugares extravagantes ou exóticos, conquistar o mais alto sucesso profissional, respeito e admiração do público de nossos pares. Em suma, somos estimulados a cada passo para nos destacar da multidão a qualquer custo. Com todo mundo abrindo o seu caminho até a mesma montanha, somos forçados a construir o nosso sucesso em cima dos fracassos dos outros. Como resultado da pressão constante desta competição implacável, vivemos sob estresse permanente.

Vivendo como fazemos em uma sociedade que é completamente controlada pelo egoísmo, somos incapazes de escapar dessa pressão mesmo fechando os olhos ou viajando para outro lugar. O estresse nos assombra, não importa o que façamos para escapar. Nem antidepressivos nem narcóticos, tão prevalentes na sociedade de hoje, podem apagar as dores emocionais.

Por Que o Nosso Mundo É Construído Sobre uma Natureza Egoísta que nos Força a Competir Uns com os Outros?

A ciência da Cabalá explica que o estresse serve ao propósito de nos levar à consciência de nossa natureza egoísta e suas consequências negativas que nos afetam em muitos níveis. Em última análise, estamos destinados a alcançar a desilusão e a reconhecer nossa situação como algo sem esperança, para entender que devemos reavaliar nossos valores e deixar essa competição desenfreada que estamos realizando. Então, procuraremos com urgência uma rota diferente e experimentaremos um novo tipo de prazer em um lugar completamente diferente.

Este espaço de prazer duradouro que é verdadeiramente atingível e sustentável está oculto no ambiente. Este é o campo fértil onde podemos construir relacionamentos que nos nutrirão enquanto nutrimos outros, criando um ambiente magnético positivo que ilumina nosso entorno. Como o Cabalista Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam) escreveu em seu artigo “A Liberdade”, “Assim, todo o seu louvor e espírito dependem da escolha do ambiente no qual semear o trigo”.

Em tal ambiente que valoriza as relações de solidariedade e compreensão mútua sobre as divisões, ainda competimos para receber satisfação, mas de uma maneira totalmente nova. Aquele que traz o maior benefício para os outros será considerado mais bem-sucedido. O prazer da doação aos outros é muito mais intenso do que qualquer realização egoísta e não leva ao estresse. De fato, quanto mais damos, mais todos desfrutam.

Tal estado prolongará nossas vidas e as tornará melhores, mais confortáveis, seguras e agradáveis. Um ambiente de altruísmo irá complementar e equilibrar nossas vidas. Quando isso acontecer, também começaremos a prosperar dentro da conexão integral entre nós e a natureza, aquela que criou todas as quatro formas de existência – animada, vegetativa, animada e humana – e as mantém em perfeito equilíbrio. Nós entraremos em um mundo totalmente novo e sentimos o próximo nível de nossa evolução qualitativa, onde poderemos controlar nossas vidas.