Existe Uma Diferença Entre Corporeidade E Espiritualidade

laitman_292Por que não podemos conhecer antecipadamente o caminho espiritual e segui-lo como na corporeidade, adquirindo força, conhecimento e intelecto? É assim que funciona na ciência e em qualquer assunto material – em toda parte, exceto no espiritual. A espiritualidade exige que realizemos uma ação antes de entendê-la e antes mesmo de podermos realizá-la.

Isto é, não temos o poder de nos unir, mas tentamos fazer isso; não temos poder para entender a ação e ainda agimos como se entendêssemos. Só assim o avanço é possível.

É uma enorme dificuldade que, na ausência de força, razão, compreensão e qualquer sensação da ação espiritual, ainda tenhamos que realizá-la. Este é um obstáculo sério. Qualquer instrução dada por um professor ou escrita em um livro Cabalístico, até que seja percebida em nossos sentidos atuais, não corresponde ao nosso entendimento e poder e, portanto, não podemos realizar nada.

Mas não precisamos realizar nada; nossa tarefa é apenas tentar realizar, convencer-nos de nossa incapacidade, acumular desejos e, com esses desejos, voltar-nos ao Criador e pedir-Lhe força, compreensão e sentimento. Mais especificamente, pedimos a Ele que nos ajude a realizar a ação. Eu não peço nada mais do que a capacidade de executar o que é colocado em mim.

O problema é que pessoa precisa ir contra a mente e o coração, acima da razão e do sentimento. Eu sinto uma rejeição dos meus amigos, mas devo me unir a eles. Em minha mente, entendo que devo fazer exatamente o oposto do que o professor está falando, mas, ao mesmo tempo, estou pronto para seguir suas instruções como uma criança pequena que instintivamente obedece a seus pais.

Isso é chamado de fé acima da razão. A diferença entre corporeidade e espiritualidade é que na espiritualidade não temos absolutamente nenhuma oportunidade de ser guiados por nossa própria mente e sensações. Pelo contrário, você precisa se alegrar em superar a razão e os sentimentos. Afinal, se você agir de acordo com a razão e os sentimentos, concordando com sua mente e coração, será uma ação material da qual nada espiritual jamais crescerá.

Vamos tentar entender esse princípio único. Baal HaSulam escreveu: “Há uma diferença entre corporeidade e espiritualidade: na corporeidade, a força precede o ato, como está escrito, ‘antes que eles chamem, eu responderei’”. Isto é, agimos de acordo com a lógica, a mente, sentimentos e compreensão. E se não entendemos, não agimos. Isso é “organizado de acordo com o fim da correção, onde nada é feito antes que eles tenham força para fazer isso”.

Isso acontecerá no final da correção porque nossos Kelim estarão prontos para aceitar tudo. Em nosso mundo, nós fazemos uma nova descoberta apenas quando nossa percepção está pronta para aceitá-la. E assim vivemos em uma área minúscula de todo o imenso universo, que é chamado de mundo imaginário, porque não fazemos nada até termos o poder de fazê-lo.

Na espiritualidade, sem força para agir, você deve tentar agir. Você tentará, perceberá que não tem força e saberá exatamente que força lhe falta e com que propósito. A partir disso, sua oração nascerá através da qual você se conectará com o Criador.

Este é todo o propósito da realidade espiritual: a força não precede a nossa ação, mas a nossa ação é necessária para receber a força. “Na espiritualidade, no entanto, onde ela ainda não está organizada de acordo com o fim da correção, mas pela ordem dos escrutínios, a obra deve começar antes da obtenção da força, como está escrito, ‘que cumpre Sua palavra, dando ouvidos à voz da Sua palavra’”.1

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 01/11/18, Baal HaSulam, Shamati 164: “Existe Uma Diferença Entre Corporeidade E Espiritualidade”
1 minuto 3:00

Comente