Existe Uma Conexão Direta Entre Raiz E Ramo?

laitman_224Baal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot Parte 1, Capítulo 3, Histaklut Pnimit: Cada coisa que não está Nele e não se estende diretamente Dele, mas é oposta à própria criação, será contra nossa natureza e será difícil para nós tolerarmos.

Pergunta: Existem algumas qualidades que não vêm diretamente da força superior. Já que “não há outro além Dele”, como isso é possível?

Resposta: Todas as boas qualidades do Criador se manifestam em nós de maneira inversa, de acordo com o nosso egoísmo.

Por exemplo, não há esforços no Criador, isto é, o trabalho duro não está incluído em nossa raiz. Portanto, ansiamos estar em um estado de repouso absoluto, porque qualquer esforço nos causa sofrimento. Eu posso gastar uma enorme quantidade de calorias, mas apenas para me sentir bem. Então está tudo bem.

Pergunta: Existe uma conexão direta entre a raiz e o ramo?

Resposta: Não, isso passa por um tipo de filtro. É a mesma tela na qual tudo acontece ao contrário. Quando a Luz superior chega ao Partzuf espiritual, este faz uma restrição, reflete, calcula e só depois recebe a luz.

O mesmo acontece durante a subida de baixo para cima. Para apelar ao Criador, devemos agir da mesma maneira. Este é um trabalho imenso. Queremos a Luz superior, mas não podemos fazer um esforço por ela.

Da Lição de Cabalá em Russo 08/07/18

2 Comentários

  1. Bom dia;
    Meu nome é Rejane Sanches e moro na cidade de Belo Horizonte, MG.
    Estou a procura de um curso presencial ou à distância e gostaria que me indicassem um, por gentileza.
    Sempre estive em busca por conhecimentos que pudessem me elevar espiritualmente e finalmente encontrei através da Cabala, porém o que sei são apenas fraguimentos colhidos na internet.
    Agradeço pela atenção.

  2. Oi Rejane, eu fiz o curso online e achei excelente. Tem o curso presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro.
    Você pode pedir mais informações enviando um e-mail para:
    ce.cabala@gmail.com

Comente