Caravana Humana

Dr. Michael LaitmanDa Minha Página No Facebook Michael Laitman 08/11/18

O comboio de imigrantes sul-americanos chegou ao México e está debatendo se vai ficar lá ou continuar em direção à fronteira com os EUA. O presidente Trump, por outro lado, já havia deslocado 5.200 soldados na fronteira mexicana para impedir a “invasão”.

Se você tivesse que tomar decisões sobre imigração, como lidaria com isso?

Sem dúvida, grande parte da singularidade dos Estados Unidos vem de serem estabelecidos como uma nação de imigrantes, por pioneiros que vieram da Europa e construíram a superpotência mundial. No entanto, isso é nostalgia. O mundo mudou e os imigrantes de hoje vêm com diferentes razões e motivações.

É interessante considerar o que aconteceria se os Estados Unidos iniciassem uma política de fronteiras abertas dando boas-vindas a todos. O que aconteceria no dia seguinte? Como os americanos lidariam com milhões de pessoas entrando em seu país?

O meu coração vai para os imigrantes que fogem do seu país porque estão verdadeiramente sendo perseguidos ou privados dos direitos humanos básicos. No entanto, todo país tem suas leis e elas devem ser respeitadas. Se há famílias americanas ou indivíduos cujo coração está doendo pelos imigrantes, por que não lhes oferecer assistência jurídica para ajudá-los a acolher um imigrante ou mesmo uma família de imigrantes em suas casas? Isso é o que eu recomendaria que o Presidente Trump fizesse a curto prazo.

No longo prazo, no entanto, eu recomendo um programa de integração completo como parte da política de imigração dos EUA. Tal programa seria uma pré-condição para a imigração, e treinaria todo imigrante para aprender a língua, para se familiarizar com a cultura local, estudar as leis, as normas sociais e assim por diante. Antes de começarem com o programa, os imigrantes teriam que demonstrar um desejo genuíno de serem absorvidos pela sociedade e contribuir para ela.

Comente