Por Que Respeitar Uma Pessoa?

laitman_294.3Pergunta: Que sentimentos e virtudes básicas de cada pessoa merecem respeito e por que tantas pessoas são privadas disso?

Resposta: Nós precisamos respeitar apenas as aspirações e esforços de uma pessoa que visem o benefício da humanidade. Não para o bem de si mesma, da nação ou da família, mas apenas para o benefício da humanidade. Se respeitarmos isso, veremos até que ponto a pessoa supera sua natureza egoísta em nome de pertencer e sacrificar pelo mundo inteiro.

Eu acho que todas as pessoas devem superar a si mesmas, seu desejo egoísta. Se cada um de nós se sacrifica dessa maneira, então, em resposta, devemos receber gratidão e respeito da sociedade. Todos – os filhos em casa, a esposa, os parentes, os pais, o ambiente, os amigos e o mundo todo – devem ser gratos a uma pessoa e apreciá-la apenas na medida de sua contribuição para a sociedade.

Uma pessoa é criada de tal maneira que precisa do reconhecimento da sociedade. Por isso, em essência, ela  expressa a si mesma, seu eu. Se fizermos a sociedade proteger uma pessoa e responder à sua contribuição para a humanidade, isso obrigará a todos a serem uma parte ativa da humanidade. Veremos de todos apenas coisas boas em relação à totalidade da sociedade humana e veremos qual a contribuição de cada um.

Portanto, precisamos estabelecer tais leis em nossa sociedade para que todos possam ser avaliados apenas por sua contribuição para a humanidade e para que ela seja facilmente visível.

Se medirmos uma pessoa apenas de acordo com esses critérios, se cada um souber que é assim que ele é avaliado, é assim que é tratado, ele não terá saída. Ele terá que se tornar uma célula saudável no corpo geral, isto é, uma pessoa que seja tão útil quanto possível para a humanidade.

Mesa Redonda de Opinões Independentes, Berlim 09/09/06

Comente