De Quem É A Vida Mais Importante?

laitman_546.03Pergunta: Por que consideramos a vida de algumas pessoas mais importante do que a vida de outras pessoas?

Resposta: Porque deixamos de ver toda a imagem, o mecanismo geral, o sistema comum da nossa globalização. Nós pertencemos a um único sistema, somos todos, na verdade, um só corpo.

Cada um de nós é como uma célula num corpo único que tem que se preocupar com o bem-estar de todo o organismo. Se vemos que a humanidade, em sua última análise, é uma pessoa com certos órgãos e partes do corpo, certamente entenderemos que cada pessoa é importante.

Mesmo que uma célula do corpo se torne cancerosa … E isso, em essência, é a qualidade específica do egoísmo: ela começa a engolfar os outros. Neste ponto, todos nós nos parecemos com células cancerígenas. Isso agora se revela a nós: todos nós existimos no sistema humano universal, que está doente com o câncer em geral.

Se revelarmos isso, certamente entenderemos que todos devem ser saudáveis, isto é, renunciar ao seu egoísmo, renunciar usar, engolfar os outros e passar a doar-lhes.

Tendo descoberto isso, veremos que a vida consiste apenas no avanço de todos em seu desenvolvimento, em sua contribuição para a sociedade. Se encorajarmos a sociedade a dar a todos os valores que são direcionados apenas para isso, nós estaremos, obviamente, obrigando as pessoas a serem úteis à sociedade humana. Então todos serão iguais. Além disso, a vida de uma não pode ser mais importante do que a vida de outra pessoa.

A Mesa Redonda de Opiniões Independentes. Berlim, 9/9/06

Comente