Cabalá E Fé

Laitman_177.02Rabash, “Amor dos Amigos – 2”: Assim, devemos também usar a fé para ter confiança de que podemos alcançar a meta e não nos desesperar no meio do caminho e fugir da campanha. Em vez disso, devemos acreditar que o Criador pode ajudar até mesmo uma pessoa baixa e ignóbil como eu. Significa que o Criador me aproximará Dele e eu poderei alcançar a adesão a Ele.

Alcançar a meta não é fácil. Mas o fato é que nos foi dado um grupo, um ambiente para nos ajudar. É necessário criar esse ambiente com antecedência, o que pode ajudá-lo em tempos de descida. Se você o criar, garante antecipadamente que sua descida será muito especial, suave, compreensível, e haverá um vislumbre de Luz dentro desta descida.

Pergunta: Qual é o conceito de fé na Cabalá?

Resposta: Fé é a qualidade de doação.

Pergunta: Então, por que é dito: fé nos sábios? O que é isso?

Resposta: A fé nos sábios é um estado em que eu já compreendi o quanto eles entendem a situação e, portanto, estou pronto para segui-los como uma criancinha. Apesar do fato de que não entendo o que eles estão falando, mas eles afirmam que isso é o que precisa ser feito, e eu faço isso.

Minha fé neles é baseada no fato de eu compreender sua sublimidade. Eu me submeto ao superior, como um inferior. Portanto, a fé é o sentimento da grandeza do Partzuf superior, o estado superior, a alma superior.

Esse sentimento vem quando eu a ganho. Eu preciso trabalhar duro para isso.

Pergunta: Não é que alguém disse alguma coisa e eu acredito nisso?

Resposta: Não. Essa abordagem não me salvará. A pessoa começa a acreditar em um estado de desespero quando não tem outra opção ou quando passa por todos os exames e está convencida de que é assim.

Pergunta: Mas então qual é a diferença entre religião e Cabalá?

Resposta: A religião diz: “Você tem que fechar os olhos e acreditar no que lhe é dito”. E a Cabalá diz: “Uma pessoa não tem nada mais do que seus olhos veem”.

De KabTV “A Última Geração”, 22/03/18

Comente