A Vida Humana É Mais Importante?

Laitman_709Pergunta: Nós temos o direito de perceber a vida humana como mais importante que outras formas de vida?

Resposta: Primeiro nós precisamos perceber que o sistema geral da natureza é construído na forma de uma pirâmide. É baseado em um nível inanimado: todo o universo, toda matéria inanimada, as estrelas e planetas que existem nele. Esta é a parte inferior da pirâmide.

Depois vem a parte vegetativa da Terra, e depois superior a ela vem a parte animal da Terra, e o topo da pirâmide é ocupado pelo nível falante. Os humanos não são a parte animal, não o nosso corpo, mas o nível humano, falante em nós.

Portanto, é claro, a vida humana é mais importante que todas as outras formas e níveis da natureza, não porque desejamos isso egoisticamente, mas porque incluímos todas as outras formas da natureza. Se tratarmos a natureza corretamente, nos corrigiremos, assim como toda a natureza em geral.

Todos os desastres naturais e problemas globais – tsunamis, secas, os danos que infligimos à natureza, desastres ambientais – nada mais são do que um fenômeno projetado na natureza pela pessoa. Portanto, definitivamente, a vida humana e seu papel na natureza são mais importantes.

Descobriremos que, por nossa própria atitude egoísta em relação a nós mesmos e à natureza, causamos todos os desastres e infortúnios, tanto na sociedade humana quanto em outros níveis da natureza: animado, vegetativo e até inanimado. Se mudarmos, certamente mudaremos a natureza como um todo.

Portanto, precisamos entender que os desastres ambientais que estão surgindo no mundo hoje e os novos ainda à nossa frente dependem exclusivamente da atitude humana em relação ao mundo. Eles não vêm porque a natureza está subitamente fora de equilíbrio. Nós causamos desequilíbrio na natureza com nossos pensamentos.

A Mesa Redonda De Opiniões Independentes. Berlim 09/09/06

Comente