Uma Linha De Vida Para Todos

laitman_251O desejo de desfrutar é o material da criação, por isso não pode ser bom ou ruim. É apenas uma matéria que não pode ser elogiada nem condenada – é exatamente como foi criada.

Se o desejo de desfrutar se preocupa apenas consigo mesmo em detrimento de outros, é chamado egoísmo. Se o desejo de desfrutar, que recebe de cima a capacidade de dar, isto é, a capacidade de trabalhar com seu desejo em contraste com o instinto natural de desfrutar, e em vez disso, dá prazer aos outros, é chamado de desejo de doar.

Um desejo é capaz de se comportar dessa maneira se considerar aquele a quem ele dá mais importante do que ele mesmo. Se eu lhe valorizo ​​mais do que a mim mesmo, então ao invés de tomar para mim, eu darei a você.

No nosso mundo, é fácil de fazer isso. Afinal, se vejo que dependo daquele que é superior, mais importante e mais forte do que eu, então estou pronto para dar a ele. Eu faço isso com base no mesmo cálculo egoísta, porque dando a ele, vou ganhar ainda mais do que se eu mesmo fizesse isso.

Há, no entanto, duas condições para a doação genuína não-egoísta. Primeiro, o objeto que quero dar tem que estar escondido. Eu não deveria sentir sua importância, caso contrário, certamente darei com intenções egoístas, como acontece neste mundo. Além disso, preciso de mais força para essa doação, apesar da total falta de motivação egoísta.

Primeiro, somos ajudados de cima, a importância do superior está oculta. Então, é preciso fazer isso sozinho. Fora isso, a pessoa deve receber o poder de doação de cima. Então eu terei a oportunidade de dar ao Criador embora aos meus olhos corpóreos Ele não tenha importância. Pelo contrário, vejo que o mundo inteiro e eu mesmo somos muito mais importantes. No entanto, eu ganho o poder de doação acima da minha natureza. Isso é chamado de fé acima da razão, acima da própria opinião. Este é um verdadeiro milagre de cima.1

É dito: “Uma linha da vida nos foi lançada pelo Criador”. Por que há tantas pessoas desapontadas que não conseguiram nada? Porque não queriam segurar a corda. Todo mundo tem uma tábua de salvação; ela fica pendurada na frente do nariz, mas você não quer nota-la.

Quando a pessoa agarra a corda, começa a se aproximar de um grupo Cabalístico, fica absorvida nele e se dissolve. Nós pensamos o contrário: que estamos prontos para fazer qualquer coisa sozinhos e que essas ações nos ajudarão.

As pessoas permanecem nessa ilusão por 10, 20, 30, até 40 anos, até que finalmente concordam em não se curvar. A força vem de cima e elas se tornam prontas para se anularem em tudo, curvarem suas cabeças e se juntarem à dezena. Elas estão prontas para fazer qualquer coisa: desistir de tudo apenas para se juntar ao grupo.

Isto é muito difícil. Requer autocrítica, esclarecimento e superação. A pessoa deve ser muito direta e honesta consigo mesma e com o grupo.2

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá, 29/08/18, Escritos do Baal HaSulam, “Um Discurso para a Conclusão do Zohar
1 Minuto 12: 40
2 Minuto26: 40