Um Desejo De Ser A Cabeça E Não A Cauda

laitman_254.03Em Rosh Hashaná, nós pedimos ao Criador para nos tornar a “cabeça” e não a “cauda” no ano novo. Isso significa que queremos trabalhar de acordo com a intenção e o pensamento, não de acordo com a força do desejo. Queremos nos elevar acima do desejo rumo ao pensamento, que é chamado fé acima da razão, e nos preocupar com a intenção com a qual usamos nosso desejo.

Não queremos que o desejo determine nossas ações como acontece hoje. Agora, estamos sob o controle do desejo, que está nos conduzindo, determinando nossas ações e intenções. Todas as nossas intenções são destinadas apenas a cumprir nossos desejos.

No entanto, queremos corrigir a relação entre a intenção e o desejo para que a intenção governasse o desejo. A intenção em prol da doação, que é chamada de “fé”, governará o desejo que realizará essa intenção.

Esta é uma grande mudança no trabalho espiritual. No início do caminho, prestamos atenção apenas ao nosso desejo e queremos realizá-lo. Depois começamos a examinar nossas intenções, que por enquanto também são egoístas. Entretanto, vemos que a intenção pode ser diferente. A luz que reforma nos influencia e muda nossa atitude em relação ao nosso desejo de desfrutar e ao desejo do Criador.

Como resultado de trabalhar no grupo, no estudo e na influência da Luz que reforma, começamos a perceber o Criador como mais importante. Ainda não revelamos o Criador, mas já sentimos que é importante para nós pensarmos Nele, para dar-Lhe alegria, para nos aproximarmos Dele e nos aderirmos a Ele. Isso já pertence à intenção; pedimos ao Criador uma oportunidade de agir dessa maneira.

Segue-se que não há bem ou mal no mundo. Só me aparece assim para que eu tenha a oportunidade de conhecer a força superior, discernir, unir-me a ela, alcançá-la e compreender o Criador.

Isto é, no começo, somos governados pelo desejo e, no final, pela intenção. Não importa se o desejo é de receber ou de doar; sempre que possível, eu uso todo desejo apenas para realizar minha intenção de doar.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 22/08/18, Lição no Tópico: “Rosh HaShana

Comente