O Dalai Lama, Não É Fácil …

laitman_600.04Nas Notícias (The Earth Chronicles of Life): “’O Dalai Lama revelou o segredo da felicidade’:

“Menos inveja e raiva, mais amor e compaixão – somente através disso o homem pode chegar à harmonia na alma, disse o 14º Dalai Lama em Riga durante os ensinamentos espirituais para budistas da Rússia e dos Estados Bálticos.

“O homem é destruído pela raiva, inveja, o senso de competição, medos e outras emoções negativas que levam ao sofrimento, enquanto a felicidade é alcançada não através da implementação de desejos desenfreados, mas através da ‘paz de espírito’. Compaixão e altruísmo ajudam a chegar até ele.

“Já foi cientificamente provado que a raiva literalmente destrói o sistema imunológico, enquanto a compaixão e a paz de espírito o fortalecem. Se você trata os outros com compaixão e altruísmo, então a malícia, a inveja e a competição em você serão muito menores, e a felicidade – muito maior”, disse o Dalai Lama.

“Um sistema materialista de valores faz da pessoa um investidor de dinheiro.

“Desejos descontrolados destroem tanto o homem quanto o meio ambiente, e isso não traz felicidade a ninguém. A felicidade vem quando a mente está em paz, quando há paz na alma. Portanto, é tão importante treinar sua mente ”, disse ele.

Meu Comentário: Ele está certo, mas como isso pode ser realizado?

Observação: Em princípio, fica claro para o que o Dalai Lama está levando: é uma visão específica do mundo, meditação…

Meu Comentário: Esse método é bom para pessoas com muito pouco egoísmo, que costumava se manifestar na humanidade há milhares de anos. Além disso, hoje também se aplica, mas apenas em algumas partes do mundo onde realmente pode ser oferecido e aceito.

Pergunta: Como o estado de felicidade pode ser alcançado?

Resposta: Para fazer isso, você precisa mudar a pessoa para que ela mude o mundo para que o mundo não persiga metas artificiais, mas tudo esteja em equilíbrio com a natureza e com o outro.

É possível, mas não através de uma técnica de apenas sentar-se e sentir-se feliz.

Pergunta: Você disse que o ego irá se desenvolver e crescer e que não há como fugir dele. O que pode ser feito com o egoísmo que cresce e me mata?

Resposta: Eu falei sobre isso muitas vezes. Até que mostremos às pessoas que este estado final nos leva à destruição e que, em vez disso, existe um estado eterno e perfeito que podemos alcançar neste mundo hoje, até que convencamos a humanidade dessa possibilidade, não podemos fazer nada.

Pergunta: Como isso pode ser feito?

Resposta: Somente trabalhando em nós mesmos, levando-nos a um estado em que podemos realmente nos tornar um exemplo de relacionamentos humanos corretos, encontrar a felicidade e a mais alta qualidade entre nós.

Pergunta: Como devem ser nossos relacionamentos?

Resposta: Amem um ao outro. O Dalai Lama também fala sobre isso; só precisa ser alcançado. Não é fácil e é realizado através de um tremendo esforço e por um método confiável que conecta o impossível com o desejado.

É necessário chegar a isso? É necessário. Existe uma oportunidade? Existe, mas é difícil. Aqui, devemos remodelar a natureza humana, mudá-la.

Pergunta: Como a natureza humana muda?

Resposta: Apenas sob a influência da revelação da força superior. Nas tentativas de nos unir, revelamos essa força. Queremos que esse poder nos mude, mas apenas essa força! E não que eu queira ser bom, e eu já sou bom.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman”, 20/06/18

Comente