Newsmax: “Os Movimentos De Trump Se Adaptam Melhor Ao Nosso Mundo Interconectado Em Nossos Tempos”

O maior portal, Newsmax, publicou meu novo artigo “Os Movimentos De Trump Se Adaptam Melhor Ao Nosso Mundo Interconectado Em Nossos Tempos

Na semana passada, o presidente Trump fez outro movimento estratégico no tabuleiro de xadrez global. Ele anunciou oficialmente que os EUA estão retirando fundos para a Agência de Ajuda e Trabalho da ONU (UNRWA) para refugiados palestinos.

A Alemanha, em resposta a Trump, anunciou que aumentaria significativamente sua ajuda à UNRWA. No entanto, mais cedo ou mais tarde, a Alemanha teria que concordar com o movimento dos EUA.

Para compreender o porquê, precisamos ver como o atual modus operandi da Alemanha nessas questões está levando a um ponto de inflexão.

70 Anos De Orgulho Nacional Reprimido Emergindo Novamente

Com a queda da Alemanha nazista no final da Segunda Guerra Mundial, o orgulho nacional da Alemanha sofreu um grande golpe. Desde então, os alemães têm sido muito cautelosos em expressar abertamente seu orgulho nacional.

Ao longo dos anos, a população alemã encolheu devido a uma baixa taxa de natalidade. Houve uma escassez severa de mão-de-obra. Na necessidade de trabalhadores, a Alemanha gradualmente abriu suas fronteiras para permitir a entrada de migrantes. No começo, os turcos se aglomeravam e estavam bem integrados à economia alemã.

Ao longo dos anos, no entanto, muitos imigrantes de países árabes, incluindo extremistas, uniram-se a eles com uma única aspiração: estabelecer o califado islâmico em solo europeu.

Como os muçulmanos na Alemanha aumentaram em número, a mistura étnica rapidamente se inclinou.

Nos últimos anos, os 70 anos de orgulho nacional reprimido da Alemanha mostram sinais de ruptura, principalmente na forma da Alternativa para a Alemanha (AfD), partido político de extrema direita que toma assento no Bundestag.

Com um influxo tão grande de imigrantes muçulmanos, por um lado, e o apoio político de extrema-direita ganhando força, por outro lado, o cenário foi estabelecido na Alemanha para a agitação civil que se aproxima.

Os Movimentos De Trump Aumentam A Tensão Entre As Nações?

O mundo de hoje está cada vez mais interconectado, não apenas econômica e tecnologicamente, mas também culturalmente. Enquanto na superfície, ideologias liberais que defendem a igualdade e a liberdade soam positivas para um mundo interconectado, um problema se esconde em tais ideologias.

Se não revisarmos a maneira como nos educamos e nos formamos, de modo a combinarmos a crescente interconectividade do mundo com “atitudes interconectadas”, ou seja, atitudes mais atenciosas, cooperativas e unificadas nas relação mútuas – para que possamos construir um novo nível de entendimento mútuo acima dos impulsos instintivos para a superioridade nacional ou religiosa – então, a crescente interconexão do globo será sentida como uma tensão crescente, do tipo que a Alemanha atualmente experimenta.

Poderíamos desfrutar de igualdade e liberdade se melhorássemos com sucesso a qualidade de nossas conexões, elevando o nível de consciência humana para nos relacionarmos positivamente uns com os outros em tal estado.

Até então, embora tal educação não seja implementada em nenhuma escala maciça, a abordagem de Trump de desenvolver relações econômicas entre os EUA e outros países serve para restabelecer relações mais claras e práticas.

À medida que as nações se tornam mais fundamentadas em tais relações, o solo torna-se mais fértil para começar a revisar como podemos começar a melhorar nossas atitudes para enfrentar os desafios apresentados pelo mundo cada vez mais interconectado de hoje.

Além disso, a forma como Trump se movimenta de forma aberta e obstinada, de maneira completamente oposta a Obama, desencadeia uma ruptura político-global.

Ele não só está sacudindo  ideologias não fundamentadas que se apegaram à sociedade e à economia global ao longo dos anos, mas também está colocando dificultando a cultura politicamente correta que cobre o aumento das injustiças com uma retórica educada e respeitosa.

A Europa foi o primeiro continente a mostrar sinais de seguir essa tendência.

Migrando De Negativo Para Positivo Através De Programas Educacionais

A maneira como Trump interrompeu as paisagens políticas e midiáticas globais ajudou a revelar o profundo estado de separação em que o mundo se encontra.

É minha esperança, entretanto, que este processo global e transparente seja recebido com desenvolvimento orientado em uma direção positiva o mais rápido possível, na forma de programas educacionais para unidade e reconciliação de todas as divisões – dentro e entre nações.