De Repente, A Neblina Se Dissipará…

laitman_294.3É necessário muito trabalho inteligente para trabalhar acima da razão, muito mais do que trabalhar dentro da razão. Trabalhar acima da razão não pressupõe que a pessoa se torne estúpida, desconsiderando seu intelecto; pelo contrário, ela se eleva acima dele. Ela entende tudo, sentindo, analisando e compreendendo tudo, mas, além disso, adquire uma razão ainda maior no próximo grau, um degrau mais um. Isso é chamado de “fé acima da razão”.

A pessoa não sabe apenas como realizar ações. Ela entende de onde elas vêm, por que são assim, qual é o mecanismo interno delas, e assim, essa realização a obriga a realizar ações. Ela se torna mais esperta e não faz nada sem uma razão, mas procura a raiz e a causa. Isso é “acima da razão”, ou seja, elevar-se a um raciocínio mais elevado, e é chamado “a visão da Torá”, quando a pessoa procura como ativar a Luz na qual a mente e a força de toda a criação podem ser encontradas.

Essa é a ascensão para um novo grau, cada vez como uma nova criação. A pessoa não pode fazer isso por si mesma, mas pode realizar todas as ações necessárias que causarão tal efeito, e, de repente, novos conhecimentos, sentimentos e compreensão se abrirão: a névoa se dissipará. Portanto, é dito: “Tudo o que você encontra dentro de seu poder para fazer, faça!” 1

A mente está simplesmente lá para servir ao nosso desejo egoísta, ajudando a pessoa a buscar prazer e evitar problemas, como um animal. Além disso, se a pessoa entende que age dentro de seu desejo egoísta e é incapaz de se elevar acima dele, ela quer, ao contrário de um animal, alcançar a mente de um ser humano, Adão, isto é, ser semelhante ao Criador. Ela então começa a agir não com o propósito de satisfazer seu desejo por prazer, mas para se tornar semelhante à força superior.

Este é um nível diferente de existência onde a pessoa sente uma realidade diferente. Ela revela que existe uma rede de forças de doação ao invés de recepção operando no mundo. Ela se integra ao sistema de conexões entre as pessoas e revela todas as conexões na realidade através dele, um sistema perfeito e eterno que funciona de acordo com um princípio único de doação mútua. E a pessoa quer pertencer a essa rede chamada Criador.2

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 12/09/18, Escritos do Rabash, vol. 2, Artigo 2 “O que signifca, “Volta, ó Israel, ao Senhor teu Deus”, no trabalho?” (1991)
1 minuto 27:20
2 minuto 36:20

Comente