O Sistema De Desejos E Intenções

laitman_276.04Baal HaSulam, “O Ensinamento da Cabalá e Sua Essência”: Assim, ficou claro que a revelação do Criador não é uma revelação única, mas algo contínuo que é revelado ao longo de um período de tempo, suficiente para a divulgação de todos os grandes graus que aparecem de cima para baixo e de baixo para cima. Em cima deles, e no final deles, aparece o Criador.

É como uma pessoa proficiente em todos os países e pessoas no mundo, que não pode dizer que o mundo inteiro foi revelado a ela antes de ter concluído seu exame da última pessoa e do último país. Até que a pessoa tenha conseguido isso, não alcançou o mundo inteiro.

Há um enorme sistema, um sistema de desejos e, acima deles, intenções que precisamos desenvolver, nos conectar uns com os outros e formar nossa alma. Os desejos permanecem abaixo e praticamente não mudam. As intenções são mais importantes. A atitude deles um para com o outro constrói a alma entre nós, ao que nos referimos como o “mundo espiritual”. O mundo espiritual é um mundo de intenções: minha atitude para com todos os demais.

Ele se baseia em desejos e, possivelmente, em algumas ações. Mas isso é para o nosso mundo. Quando começamos a dar preferência às intenções, todas as ações do nosso mundo perdem sua vitalidade, força e importância.

Pergunta: Vamos supor que eu faça algo agora e perceba que faço isso para mim mesmo. E a Cabalá me diz que devo vencer minha vontade e fazer algo pelo bem do outro. Isso funciona?

Resposta: Funciona, mas apenas no grupo. Como membro do grupo, tento fazer tudo o que posso para que o grupo avance com sucesso.

Pergunta: Mas e se eu não mantiver a intenção correta?

Resposta: Não importa. Ao realizar ações no grupo, você desperta a Luz superior, que forma sua intenção.

Comentário: Mas você diz que nós atraímos a Luz superior lendo livros Cabalísticos, e não através de nossas ações.

Resposta: Não. Tudo funciona apenas através dos amigos e apenas na medida em que você desperta o desejo comum no grupo. Não há outro caminho. Os livros e os estudos são os meios preliminares e são bastante fracos; através deles você chega um pouco mais perto do objetivo. No entanto, a maneira mais eficaz de influenciar a si mesmo e ao grupo é quando você empurra os amigos para a realização espiritual. Mesmo se você realizar essas ações sem a intenção correta, é bom.

Da Lição de Cabalá em Russo 25/03/18

Comente