Fé Acima Da Razão

Laitman_177.06O trabalho dentro da razão é claro para todos. É importante de acordo com o nosso entendimento e, portanto, estamos prontos para trabalhar. O trabalho acima da razão vai contra nossa mente e sentimentos. Todo o nosso mundo trabalha para receber, de acordo com sua própria mente e sentimento, dentro da razão. O ser humano, como o ser mais inteligente e desenvolvido de todos, deve agir de forma racional.

Nós respeitamos uma pessoa por sua inteligência. Especificamente, aqui, precisamos ir, como se contra o sentimento e a razão. Mas o que mais temos? Nada. Acontece que devemos ir contra tudo o que existe em nós, se quisermos alcançar o mundo superior. Afinal, no mundo superior nossa mente e sentimentos não funcionam, o mundo superior está acima de nossa razão e sentimentos.

Este é o próximo passo: em vez de receber – doar, em vez de razão – acima da razão. Mas o que posso fazer se não possuo as propriedades de doação e o mundo espiritual é construído sobre princípios completamente diferentes. Não se pode dizer o contrário, porque não sabemos o que significa essa oposição.

Nós não entendemos como mudar a nós mesmos para nos elevarmos a um estado chamado “o mundo vindouro”, para o próximo nível. Uma pessoa só tem que tentar fazer isso. O mundo espiritual é chamado de “o mundo vindouro” porque ele virá, mas virá apenas de acordo com nossos esforços.

Mesmo que não o desejemos, o programa da criação já tem o nosso desejo e ele virá. Aquele que faz esforços com antecedência, poupa tempo e sofrimento porque rapidamente chega a uma oração. Caso contrário, ele perderá tempo porque sua teimosia não lhe fará bem. Você tem que ser teimoso apenas no que diz respeito à aplicação dos esforços, como diz o ditado: “Faça qualquer coisa, exceto saia”.

Mesmo se eu vejo que por todos os sinais nada funciona para mim e que o Criador até me deixa saber que não sou desejado, eu ainda não desisto. Persistência é a chave para o avanço.

A pessoa preciso ter uma razão profunda para trabalhar acima dela. Nossa tarefa é fazer um esforço até que recebamos a propriedade de doação, a propriedade de conexão e amor.1

A espiritualidade é revelada nos desejos de doação, e é necessário saber como verificar e medir esses desejos de acordo com o princípio que é oposto ao que temos. Como está escrito: “Eu vi um mundo oposto”.

Em nosso mundo tudo é medido pelo quanto eu ganho, quanto está no meu bolso, na minha bolsa. Mas no mundo espiritual, o oposto é verdadeiro: quanto mais eu gostaria de receber na razão, eu me elevaria com alegria acima dessas exigências a fim de doar, apesar do meu grande desejo de desfrutar.

É assim que minha fé acima da razão é medida. Eu me regozijo porque subi ao próximo passo, me aproximei do Criador e comecei a sentir e explorar a realidade chamada mundo superior. Afinal, tenho certeza de que o Criador controla tudo e, portanto, sabe melhor o que é bom.

Tudo o que tenho vem do Criador, incluindo todos os meus instrumentos de verificação. Tudo o que tenho direta e indiretamente vem Dele, e nada depende de mim. Mesmo se eu decidir me analisar, a verificação vem do Criador.

Sem o Criador, não sou apenas um computador vazio no qual nenhum programa está instalado; não há computador. Não há nada. Portanto, quanto mais elevado eu posso me elevar acima da razão, mais forte e elevado o sentido do mundo espiritual que possuo.

O primeiro passo para a espiritualidade é desistir de seu sentimento bom e confiante dentro da razão e construir acima dele a atitude oposta ao mundo, em prol da doação. Acontece que eu tenho dois níveis: razão e acima da razão. E eu tento expandir os dois, abrir essas tesouras o máximo possível. Lá, entre elas, sentirei o mundo superior, a realidade superior. 2

O objetivo do trabalho de uma pessoa neste mundo é um sentimento de perfeição em seus desejos de desfrutar: ganhar mais, vencer, ter sucesso, preencher-se com todas as bênçãos. O objetivo do trabalho de uma pessoa no mundo espiritual é o sentimento de perfeição nos desejos do superior. Conforme os nossos esforços para imaginar isso, somos influenciados pela Luz que retorna à fonte e nos leva ao desejo do superior e ao sentimento de perfeição nesse desejo.

Um não pode existir sem o outro. É impossível sentir o mundo espiritual e sofrer com ele. Eu só receberei a realização espiritual se isso me fizer feliz.3

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala, 20/08/18, Lição sobre o tópico: “O Trabalho Dentro Da Razão E O Trabalho Acima Da Razão”
1 minuto 0:20
2 minuto 10:08
3 minuto 21:11

Um Comentário

  1. Profundo..e interessante

Comente