Desespero Que Leva Ao Criador

232.1Baal HaTurim explicou que alguém vagando no campo se refere àquele que se desvia do caminho da razão, que não conhece o caminho verdadeiro, que leva ao lugar que ele deveria alcançar, como em “um asno vagando no campo”. E ele chega a um estado em que pensa que nunca alcançará o objetivo que deveria alcançar. (Rabash, “Amor dos Amigos”)

A pessoa pode se mover de um estado espiritual para outro apenas como resultado do desespero total, mas somente se for consciente e se conectar com o Criador que organiza tudo isso para ela.

Ela está em desespero; ela sente que seus irmãos a traíram. É isso que a encoraja a um trabalho espiritual, a se levantar e perceber que não é sobre os irmãos, é sobre ela.

Pergunta: Por que se diz que José perdeu seu caminho se ainda está procurando os irmãos?

Resposta: Ele perdeu seu antigo caminho egoísta e agora chegou a uma encruzilhada crítica: está tomando um novo caminho.

Tendo se conectado com o Faraó, ele percebe que precisa trabalhar pelo egoísmo, e é por isso que se conecta com os irmãos. Essa atitude em relação às propriedades de doação, amor e conexão é completamente diferente do que ele tinha antes. Ele costumava pensar que isso é bom em si mesmo, mas agora entende por que e para quê. Através do Faraó, ele começa a revelar o significado, o Criador, porque o Faraó é o lado oposto do Criador.

Pergunta: Onde uma pessoa em desespero consegue forças para progredir? De seus irmãos?

Resposta: Não. Nós temos apenas uma fonte de poder: o próprio Criador.

Pergunta: Então, se eu sinto que não posso entrar em contato com os amigos, tenho que pedir ao Criador para me ajudar?

Resposta: Você não tem mais a quem recorrer.

De KabTV “A Última Geração”, 01/02/18

Comente