A Simplicidade De Um Cabalista

Laitman_198Baal HaSulam, Os Escritos da Última Geração: As pessoas imaginam que uma pessoa que tenha contato com o Criador é uma pessoa … natureza, e que devem temer falar com Ele, muito menos estar em Sua proximidade imediata. É da natureza humana temer qualquer coisa fora da natureza da criação. As pessoas também têm medo de algo incomum, como trovões e ruídos altos.

As pessoas comumente acreditavam que você sentia certa ansiedade quando estava perto de um Cabalista. Lembro-me de quando comecei a estudar Cabalá e comecei a dirigir de Rehovot para Jerusalém, para o Cabalista chamado Isaac Zilberman, disseram-me: “Você vai ver uma pessoa a quem é impossível ficar perto sem tremer”. Eu nunca experimentei algo assim.

Um Cabalista nunca se revela de forma alguma. Pelo contrário, ele deliberadamente se comporta de maneira simples. Mesmo quando há uma espécie de “douramento” que aparece sobre ele, ele imediatamente tenta descartá-lo, porque dificulta muito o trabalho espiritual. Nada sobrenatural vem dele para fazer os outros tremerem em sua presença.

Nós vemos isso nos escritos dos Cabalistas. Por exemplo, os estudantes do Baal Shem Tov foram ao povo e não se destacaram das massas. Foi então que as fábulas foram criadas sobre eles, mas basicamente eles se comportavam como pessoas muito simples.

Mesmo que eles sentissem o mundo superior, o sistema de controle de toda a natureza, ainda se comportavam como pessoas comuns. Isso não foi difícil para eles, porque quanto maior a pessoa, mais simples ela se comporta.

De KabTV “A Última Geração”, 09/10/17

Comente