A Ação É A Recompensa

laitman_231.04Pergunta: Se o mundo inteiro está dentro de mim, o tempo também está dentro de mim. Você pode explicar como administrar o tempo dentro de si mesmo?

Resposta: Imagine que não há tempo. Não existe o próximo momento, como se diz: “Congele o momento, é magnífico!”

É assim que você deve agir: não há tempo, apenas um momento da minha maior adesão com o Criador. O tempo é um fenômeno psicológico. Na Cabalá, o tempo é a frequência da mudança de estados espirituais, não o tique-taque do relógio. Quanto mais rápido os estados mudam, mais rápido o tempo passa.

Pergunta: Então, se eu fizer algo e esperar que um mês ou um ano depois eu seja pago, a própria expectativa é chamada de tempo? Mas se eu recebo o pagamento imediatamente, no momento da ação, o tempo parece desaparecer?

Resposta: Quando a recompensa ocorre no momento da ação, ou seja, que a ação é a recompensa, então não há tempo. Esse é o momento magnífico.

Pergunta: Segue-se que este momento é o melhor na vida do Cabalista? Ele nunca pensa no futuro?

Resposta: O Cabalista vive em ambos os estados simultaneamente: tanto no seu estado pessoal quanto no coletivo. Ele precisa se preocupar com a correção geral do mundo. Para ele, uma ação direcionada à correção do mundo é a recompensa. Se o Criador lhe der esta oportunidade, ao fazer isso, Ele o recompensará.

Da Lição de Cabalá em Russo 04/03/18

Comente