Somente Do Amor Pelos Seres Criados Ao Amor Pelo Criador

laitman_232.01Nós não temos outro caminho além de cumprir o pensamento da criação, isto é, alcançar a adesão com o Criador. Mas, para alcançar essa adesão, devemos ter o amor pelo Criador, que só é possível com a ajuda de um instrumento que preparamos com nossos exercícios de amor à criação: dentro de uma sociedade, em grupo, em uma dezena. Não há outro caminho: somente através do amor pelos seres criados ao amor pelo Criador.1

Toda a abundância que é revelada no mundo vem somente de cima. Não depende do nosso trabalho e esforço, mas é determinada apenas por tais estados, bons ou maus, que chegam até nós de acordo com o programa da criação. Estados “ruins” são aqueles que nos educam e nos adiantam pelo caminho do sofrimento. É por isso que, na medida em que mudamos o nosso caminho, mudando-o do caminho do sofrimento para o caminho do desenvolvimento consciente, em outras palavras, “apressando o tempo” (Achishena), atraímos para esse mundo o bem para cada pessoa individual e para todos nós juntos. Nisto reside todo o conceito de apoiar o mundo.

Cada indivíduo que pertence a um grupo que cuida de todos os amigos sente que seu desejo de receber é neutralizado e a necessidade de se preocupar consigo mesmo desaparece. A sociedade conquista-o com o seu cuidado e ele já não se sente sob o poder do egoísmo. É como uma criança que sabe e sente que está sob os cuidados de pais amorosos e, portanto, está completamente livre de qualquer preocupação por si mesma. Ela tem certeza que seus pais cuidarão de tudo que ela precisa.

Da mesma forma, o amor e o cuidado da sociedade influenciarão cada pessoa, e ninguém precisará pensar em seu próprio desejo de receber prazer, porque já sente que será preenchido pela sociedade. A sociedade neutraliza seu egoísmo com seu cuidado e demonstra o exemplo de doação. E quando o indivíduo se separa de seu desejo egoísta e começa a se dedicar à doação à sociedade, um mundo inteiramente novo se abre diante dele.

É por isso que o principal é proporcionar tal sentimento de garantia mútua dentro de uma sociedade, de modo que cada indivíduo não sinta necessidade de nada e seja capaz de se importar apenas com a doação e não com ganhos pessoais.2

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 11/07/18, Lição sobre o tema: “Do Amor aos Seres Criados ao Amor ao Criador”

1 Minuto 0:00
2 Minuto 2:30