Qualquer Um Pode Ser Como Um Grande Sábio

laitman_570Baal HaSulam. “O Ensino da Cabalá e Sua Essência”: Mas ainda devemos entender qual foi o propósito para o qual o Criador criou esse grupo de pessoas? De fato, é para elevá-lo a um grau Superior e mais importante, para sentir seu Deus como a sensação humana, que já é dada a ele. E como a pessoa sabe e sente os desejos de um amigo, ela também aprenderá as palavras do Criador, como está escrito sobre Moisés: “E o Senhor falou a Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo”.

Qualquer um pode ser como um grande sábio. O fato é que, ao interagirmos uns com os outros, podemos transmitir informações espirituais e a força para trabalhar reciprocamente, e elevar todos no processo. Essa é a distinção das pessoas.

Pergunta: Nesse caso, qualquer um pode se tornar como Moisés, como um grande sábio?

Resposta: Não é que qualquer um possa ser como um grande sábio, todos devem alcançar esse nível!

Não há maior grau espiritual do que Moisés. É o maior nível que uma pessoa pode alcançar. Não é fácil fazer isso. É difícil, mas é viável para todos. De qualquer forma, todos alcançaremos esse grau, mas no fim da correção.

Pergunta: Moisés apareceu bem na época de Pesach (Páscoa Judaica). Por que ele não apareceu mais cedo?

Resposta: Não importa. Toda pessoa nasce na época, na condição e no ambiente necessários para sua correção. Todo mundo passa por várias mudanças em sua vida, a fim de realizar certas correções em si mesmo.

Portanto, a pessoa nunca deve ficar aborrecida por ter nascido mais tarde ou em um país diferente daquele em que gostaria de ter estado, ou por ter chegado a este mundo fraco ou pequeno, etc. Qual é a diferença onde ou como? Não determinamos onde vivemos, nosso sexo, qualidades internas ou nosso relacionamento com o mundo exterior. Tudo isso é determinado por um sistema interno, uma rede interna de forças. Nós apenas temos que agir de acordo com isso.

Da Lição de Cabalá em Russo 11/03/18

Comente