O Amor De Deus E O Amor Do Homem

laitman_252Se nos esforçarmos pela unidade a fim de cumprir o pensamento do Criador e trazer a criação à correção, veremos que não podemos fazer isso sozinhos. É por isso que nos voltamos à força superior com uma oração, elevamos MAN e, em seguida, como resposta à MAN, recebemos o poder pela unidade.

Nessa unidade, que é alcançada com a ajuda da Luz que reforma chamada Torá, nós começamos a revelar a vida espiritual, o grau superior, o Criador; isto é, a força superior de doação e amor se revela dentro da conexão correta entre as partes da alma coletiva. E nós revelamos o poder de unidade e Luz que é 620 vezes maior; em outras palavras, o Criador nos é revelado 620 vezes mais poderosamente do que antes e é por isso que podemos finalmente perceber, sentir e nos conectar a Ele.

Se não temos grande necessidade de correção e nossa proximidade com o outro não alcança a força necessária para atrair a Luz que reforma, não receberemos a Torá. A Torá é um poder especial de Luz, que age em nossos esforços pela unidade quando desejamos muito, mas ainda assim descobrimos que não podemos alcançá-lo.

A diferença entre o desejo e a realidade que desencadeia a dor e uma tremenda necessidade de correção em nós é chamada de MAN (águas femininas). Em outras palavras, a grande diferença entre Malchut (a propriedade feminina) e Bina (água) é revelada. Nós queremos muito nos unir, subir ao nível de Bina, mas nos encontramos no nível de Malchut. E esse abismo desencadeia uma reação do Criador, a força superior, a Luz que reforma, que age no abismo que descobrimos entre Malchut e Bina, entre nosso desejo natural de receber e nossa aspiração de estar em doação.

Se descobrirmos esse abismo entre nós, poderemos revelar a Luz superior, que agirá sobre ele. A luz corrige o abismo e o preenche com a Luz da unidade. Nossos desejos se unem e o Criador é revelado dentro deles.

Se não pudermos descobrir esse abismo com força suficiente, isso significa que estamos no nível dos “patriarcas”, aos quais a Torá ainda não havia sido dada, isto é, no estado anterior à correção. Nós continuamos a existir apenas graças ao apoio da força superior, que aguarda o momento em que poderemos progredir sob o nosso próprio poder. Este é um estágio curto no caminho para a correção, que precisa ser concluído o mais rápido possível.

Da 3a parte da Lição Diária de Cabalá, 26/06/18, Lição sobre o tema “O Amor de Deus e o Amor do Homem”

Comente