Dois Passos Para Cima

laitman_292O caminho “do amor pelos seres criados ao amor pelo Criador” é um conceito muito sutil. Todos concordarão em amar o Criador, até mesmo uma pessoa completamente secular que pensa nisso apenas no caso da força superior existir, é melhor estar em boas condições com ela. É por isso que todos estão dispostos a amar o Criador e isso é aceito pelas pessoas em todas as tradições. Uma pessoa está pronta para observar alguns rituais religiosos porque o amor pelo Criador é uma noção abstrata não obrigatória.

Por outro lado, o amor pelos seres criados exige muito, porque se manifesta claramente neste mundo e é visível a todos, e a pessoa deve provar que realmente ama os seres criados. Isso não é fácil. Não há objeção a amar o Criador, mas ninguém apoia o amor pelos seres criados. Portanto, está escrito que “Israel é um povo pequeno”, isto é, aqueles que se esforçam em amar o Criador por meio do amor pelos seres criados.

Muitos caem nesse caminho porque o amor pelos seres criados não surge naturalmente em nós. Embora uma pessoa compreenda que a ciência da Cabalá lhe promete a revelação do eterno e completo mundo espiritual, no entanto, “mil pessoas entram na sala e uma sai para ensinar”. As pessoas começam a estudar e depois de alguns anos desistem da revelação espiritual, sem entender o que realmente está sendo discutido.

Existem duas abordagens completamente opostas. Uma é levar uma mensagem espiritual e trazê-la à terra, ao nosso mundo, com referência ao nosso comportamento. Isso é religião. A outra é elevar essa mensagem espiritual ao alto, elevando-a ao Criador. Isto requer mudar nossas propriedades, adquirir a propriedade de doação, o que não pode ser alcançado exceto através de exercícios especiais para corrigir o relacionamento entre nós com a ajuda da Luz que reforma.

Tal trabalho é contrário ao nosso desejo de desfrutar e só é possível com apoio mútuo. Se tais pessoas especiais com pontos no coração ardentes, que desejam alcançar a revelação do Criador, a adesão com Ele, e o propósito da criação, se reúnem, então são obrigadas a construir relacionamentos que serão influenciados pela Luz superior, que irá corrigi-las de egoístas para altruístas, em prol da doação mútua. A Luz superior será então revelada dentro delas, o que é chamado de “a revelação do Criador aos seres criados”.

A partir disso, fica claro que existem duas abordagens completamente opostas sobre as quais está escrito: “A visão dos donos de terras é oposta à visão da Torá”.

“A visão da Torá” é o uso da Luz que reforma chamada “a Torá”, que constrói mandamentos espirituais em nós, invertendo todo desejo egoísta em doação.

“A visão dos donos de terras” é a opinião daqueles que querem permanecer em seu desejo de desfrutar e, portanto, tentam inverter a mensagem espiritual em benefício próprio, para que haja uma desculpa para permanecer no egoísmo, sem mudar seu desejo. Nesse caso, a intenção permanece egoísta. Observamos esse fenômeno ao longo da história.

A partir do momento em que o povo de Israel recebeu a Torá até hoje, essas duas abordagens à Torá existiram no povo. O mundo está prestes a enfrentar um grande sofrimento que obrigará o povo de Israel a compreender e cumprir sua missão, isto é, levar a revelação do Criador a toda a humanidade, o que significa chegar ao fim da correção.

Por enquanto, o amor pelos seres criados repele as pessoas. Elas nem desejam, compreendem ou querem ouvir sobre isso. No entanto, este é um estágio obrigatório – aquele em que o amor pelo Criador está sendo construído. Teremos que superar esses dois passos e nos preparar para a máxima conexão possível. Embora ela ainda seja egoísta e incompleta, nossa dor de sermos incapazes de atrair mais nos atrai a Ohr Hozer (Luz de retorno), que age em nós.

O Criador terminará o trabalho para nós. Precisamos apenas fazer uma oração a Ele, MAN, para expressar nosso desejo e dor, e a Luz superior completará nossa correção. Tudo é alcançado apenas por nossos esforços de unir, que levam à oração, à revelação da deficiência correta de acordo com a qual o Criador conclui o trabalho para nós: a Luz superior vem e realiza a ação.1

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/07/18, Lição sobre o tema: “Do Amor aos Seres Criados ao Amor ao Criador”
1 minuto 0:20