Descobrindo A Grandeza Do Criador

laitman_263Não há nada na realidade além do Criador e dos seres criados. Portanto, todos os seres criados precisam descobrir o Criador. É possível descobri-Lo somente sentindo uma deficiência por Ele porque sentimos tudo apenas na medida da deficiência.

Inicialmente não sentimos nenhuma deficiência pelo Criador: estamos em ocultação. Essa é toda a dificuldade porque queremos trabalhar contra a ocultação do Criador: querendo algo que não queremos e ansiando por algo que não ansiamos. Portanto, todo o trabalho está em ocultação. O Criador está oculto e Sua grandeza também está oculta de nós.

De fato, o Criador poderia facilmente revelar Sua grandeza aos seres criados. Então os seres criados entenderiam que são completamente dependentes do superior. Neste caso, todos os seres criados obviamente corriam para o Criador e seriam totalmente devotados a Ele. Afinal, não há nada mais benéfico do que conectar-se à fonte da vida.

Contudo, o Criador quer que os seres criados sejam devotados a Ele não porque dependem Dele, mas por causa de sua consciência da grandeza e unicidade Dele. Isto é, eles irão aderir a Ele não como a fonte de sua existência, mas devido às Suas qualidades de doação e amor.

Essa é a única razão pela qual os seres criados querem o Criador. Há uma condição especial aqui: o Criador é revelado somente se o ser criado aspira a Ele por causa da grandeza e singularidade Dele.

Inicialmente, isso não se aplica a uma pessoa de forma alguma. Ela não sente nenhuma necessidade dessas qualidades, mas gradualmente começa a apreciá-las como as mais importantes. Assim, ela começa a trabalhar com a devoção da alma, onde o fato de que sua vida corpórea (e até mesmo sua própria existência) depende do Criador não é mais importante para ela. Ela está pronto para dar tudo isso para adquirir as qualidades de doação e amor do Criador.

Isto não se deve a nenhum ganho pessoal do ser criado, mas sim de sua apreciação da grandeza e singularidade do Criador. Nesta intenção de doar um ao outro, o Criador e o ser criado se elevam acima do ganho pessoal.

O Criador aparentemente nos envia problemas de diferentes intensidades, desde pequenas coisas até as maiores. O ser criado, no entanto, precisa superar todos esses problemas em sua atitude para com o Criador, a fim de mostrar que não há nada pessoal em seu relacionamento. Nenhum deles quer receber qualquer ganho pessoal, conforto ou sensação agradável do outro. Tudo o que recebem uns dos outros é uma oportunidade para provar que estão acima do preenchimento egoísta pessoal no coração e na mente, e que se importam apenas com o benefício do outro. Isto é, o ser criado age em benefício do Criador e o Criador age em benefício do ser criado, de modo que, no final, ele chega a um amor incondicional e completo, que definitivamente não inclui nenhum cálculo pessoal. 1

Devido ao fato de que estamos constantemente fazendo esforços para nos conectar com os amigos, mesmo artificialmente, e superar o fardo do coração, estamos nos construindo. Embora façamos tudo no nível corporal a fim de nos unirmos na forma corpórea, recebemos em troca um Kli espiritual que não é construído a partir de nossos esforços, de nosso coração ou mente terrenos.

É assim que nos levantamos. O coração e a mente corpóreos permanecem no nível corporal animal, e os esforços são apenas uma preparação para receber a força da fé, dentro da qual seremos capazes de nos descobrir em uma só alma. Este é um sentimento completamente diferente. Afinal, a fé pertence à espiritualidade.

Na espiritualidade, ninguém se sente como existindo separadamente, sozinho, mas apenas em conjunto. Este é um novo conceito. Esse “eu” comum, onde todos se conectam como um, é chamado de homem (Adão). 2

Precisamos dar uma medida completa de esforço contra o nosso desejo egoísta. No entanto, esses esforços por si só não constroem nada espiritual, mas apenas criam condições para receber o vaso espiritual. O vaso espiritual não é construído a partir de nossos esforços corpóreos, mas esses esforços são necessários para receber a qualidade de Bina – a alma – de cima. 3

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 17/05/18 , Lição sobre o Tópico “A Grandeza do Criador”
1 minuto 0:17
2 minuto 63:07
3 minuto 66:25

Comente