Construtores Do Novo Mundo

laitman_260.01O objetivo da criação é a conexão de todas as criaturas, de toda a alma quebrada de Adam HaRishon. Nós precisamos revelar a escala dessa quebra, sua aparência, profundidade e caráter. Afinal de contas, não foi uma pedra sem vida que foi quebrada, mas um sistema construído semelhante à Luz, HaVaYaH. O sistema foi quebrado devido ao fato de que um desejo foi revelado dentro dele que era contra HaVaYaH, contra o desejo do Criador, que estava preenchendo-o.

A quebra ocorreu entre duas forças opostas – as únicas que existem na natureza. Portanto, para tentar se conectar, é necessário um ataque à conexão. Afinal, não estamos prontos para dar nem um passo em sua direção; algo no coração e na mente nos impede de fazer isso. E não entendemos o que nos falta para conseguir isso.

Existem tais sistemas, forças, campos de força que nos repelem, não nos permitindo se aproximar da conexão. Os guardas nos empurram para baixo quando tentamos subir a montanha do palácio real. E nos sentimos completamente impotentes. O desejo foi despertado, mas não há absolutamente nenhum poder para sua realização; há falta de compreensão e falta de perseverança. Cada vez há uma necessidade de voltar-se ao Criador, como está escrito: “E os filhos de Israel suspiraram por causa da escravidão”. Até obrigarmos o Criador a terminar este trabalho para nós e realizar a ação de nossa conexão.

O trabalho é contra as forças negativas que o Criador queria nos revelar. Como a vantagem da Luz é revelada a partir das trevas, e em contraste com a força negativa, podemos descobrir forças positivas que já representam diretamente o poder do Criador: o poder da unidade, doação e amor. Então nós criamos nosso primeiro HaVaYaH do nosso lado. HaVaYaH desce de cima para baixo, e nosso HaVaYaH, ao contrário, sobe de baixo para cima e, desse modo, nós nos completamos. Tendo construído o vaso para o primeiro HaVaYa, nós revelamos o nome do Criador em todos os mundos.

Isso não é apenas um ataque à conexão, mas a construção de sistemas inteiros, a aquisição de desejos adicionais, treinamento ao longo do caminho, descobrindo o que atrapalha e o que nos ajuda. Nós devemos construir um estado inteiro, um mundo novo. De fato, este é o único e mais importante trabalho que existe em toda a realidade, e agora estamos tentando tentar realizá-lo na estrutura da última geração pela primeira vez na história.1

Existem apenas dois sistemas, duas formas, e nenhum existe sem o outro. “O benefício da Luz vem apenas da escuridão”, mas o benefício da escuridão é revelado pela Luz. O bem e o mal sempre lutam por um homem até que se completem. O dever do homem é reconciliá-los. Portanto, cada um deles está constantemente crescendo em relação ao outro. O bem não pode crescer sem aumentar o mal, e o mal não pode crescer sem aumentar o bem, semelhante à corrente elétrica que flui somente se houver uma diferença de potencial no sistema: menos e mais. Somente trabalhando juntos na resistência comum entre si, essas forças podem se manifestar.

Portanto, na natureza não há uma única força. É possível que a força oposta esteja oculta e não seja visível para nós. Mas é impossível agir com o poder único do bem sem o acompanhamento do mal. E o poder do mal também não será revelado sozinho. Onde quer que o mal seja revelado, o poder do bem sempre está em algum lugar lá dentro.

Nosso trabalho é trazer essas forças à revelação uma em relação à outra, descobrir sua oposição e as condições sob as quais elas podem se conectar e combinar umas com as outras. Então podemos usar essas duas forças para um propósito.

O Criador não nos envia nenhuma força boa ou má. Mas nós, as criaturas, podemos revelá-Lo apenas usando essas duas forças. Nós vemos a luz apenas contra o pano de fundo das trevas, sentimos o poder de doação e amor apenas em contraste com o poder de recepção e ódio. Portanto, precisamos tratar esses dois princípios da mesma maneira. No final, precisamos nos elevar acima do poder do mal e do poder do bem, da força de recepção e da força de doação, do poder da escuridão e do poder da Luz, a fim de revelar o Criador acima deles e dar-Lhe prazer.

Portanto, é impossível preferir uma força à outra em qualquer coisa. Somente quando estamos acima de ambas e não nos relacionamos com nenhuma delas é o estado correto.2

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 11/06/18, Lição sobre o Tópico: “Atacando a Conexão”
1 minuto 0:20
2 minuto 19:30