Os Personagens Da Torá Existiram?

laitman_527.04Pergunta: O profeta Bilam (Balaão), que era igual a Moisés, existiu fisicamente ou foram ambas representações históricas de forças espirituais?

Resposta: A Torá fala apenas do caminho espiritual da pessoa, sobre sua elevação espiritual. Bilam é uma grande força negativa, o lado oposto de Moisés. Para alcançar o grau chamado Moisés, primeiro teremos que estar no grau oposto chamado Bilam.

Ele é necessário para nós, como Moisés; um não pode existir sem o outro. Da mesma forma, o Faraó é o lado oposto do Criador, igual a ele em força, mas negativo, não positivo.

Pergunta: O Rabino Shimon, autor do Livro do Zohar, existiu tanto fisicamente como uma figura histórica e como um grau espiritual, mas Bilam e Moisés não eram personagens históricos?

Resposta: Todos os personagens da Torá existiram fisicamente, mas cada um deles desempenhou seu papel espiritual. Portanto, cada um deles personificava uma qualidade oposta àquela oposta a ele. Por exemplo, Bilam personificou a qualidade oposta a Moisés.

Em princípio, a raiz espiritual deve sempre tocar seu ramo terrestre uma vez, incorporado na matéria. No entanto, a Cabalá lida exclusivamente com raízes. O que nos importa os personagens históricos? Nós estamos interessados ​​em ascender a escada espiritual e passar por todos os estados chamados Bilam, Moisés e assim por diante.

Da Lição de Cabalá em Russo 14/01/18

Comente