Harmonia Espiritual da Língua Hebraica

Laitman_151O conhecimento do hebraico é muito importante no estudo da Cabalá. É diferente das ciências deste mundo, por exemplo a física, que pode ser aprendida em qualquer idioma. Os termos Cabalísticos em hebraico correspondem diretamente a vasos, luzes e ações espirituais.

Enquanto lemos um texto Cabalístico, não lemos apenas palavras, mas vamos de desejo em desejo, revelando o Criador através da mudança de letras e sua sequência.

Cada letra é um símbolo espiritual e cada palavra é uma matriz. É como um código secreto especial, uma criptografia. Cada palavra, letra, ordem das palavras e a raiz de cada palavra vêm da relação de luzes e desejos. A língua hebraica foi criada nesta base. É a única língua que surgiu não para uso corporal, mas desceu de Cima para definir relações entre luzes e desejos.

Portanto, o conhecimento do hebraico nos ajuda a penetrar mais profundamente na conexão da luz e do desejo, a sentir seu gosto e a entender por que é exatamente assim. Nós podemos sentir a harmonia embutida na língua hebraica e a interconexão interna das forças da natureza que são expressas através de suas letras.

Ao traduzir o texto Cabalístico para o português ou para qualquer outro idioma, a essência da explicação incluída na própria palavra é perdida. A tradução dá uma compreensão mais externa da ação, enquanto a palavra hebraica expressa o significado interno dos desejos, sua conexão entre si e com a luz e a forma de preenchimento.

Além das letras em hebraico, há pontos de vocalização, coroas sobre letrasTANTA (Ta’amim-Nekudot-Tagin-Otiot – gostos-pontos-coroas-letras) – que mostram como essas propriedades começam a se revelar.

Existem 22 letras em hebraico: nove de Bina, nove de Zeir Anpin, e quatro de Malchut, e mais cinco letras no final das palavras, ou seja, os símbolos situados no Parsa. A saída da luz constrói pontos (vocalizações) que desaparecem. As vogais quase nunca são usadas, estão apenas implícitas.

Letras, pontos, coroas sobre as letras são muito importantes. Eles podem revelar toda a sabedoria. Se soubéssemos o significado interno das palavras e da ordem das palavras e letras – tudo isso é a inteira revelação do Criador aos seres criados.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá, 14/5/18, Escritos de Baal HaSulam, “A Entrega da Torá – 1”

Comente