“Compre Um Amigo Para Si”

laitman_530.4Pergunta: Existem certos princípios na Cabalá: “Faça um Rav para si” (encontre um professor), “compre um amigo para si” e “julgue cada pessoa favoravelmente”. O que eles querem dizer e como esses princípios estão interconectados?

Resposta: O conceito de “Rav” (grande) é idêntico ao conceito de Criador.

Uma vez que você aceita o Criador como sua estrela guia que deseja constantemente mirar, você deve escolher um grupo de companheiros; isso se chama “compre um amigo para si”. Você deve fazer grandes esforços para que seus amigos se tornem realmente seus companheiros.

Então, junto com o Criador e o grupo, você começa a trabalhar para alcançar o sistema, levando o mundo inteiro à escala de mérito, isto é, julgando cada pessoa favoravelmente.

Pergunta: Que tipo de amigo é esse que pode ser comprado e vendido?

Resposta: Tudo na vida está à venda. E aqui é o mesmo, mas de um modo diferente do que no nosso mundo.

Por exemplo, para que você se torne meu amigo, eu tenho que me esforçar para lhe mostrar o quanto você é importante para mim, que estou disposto a me sacrificar para ter você comigo, que estou disposto a comprar qualquer presente para aproximá-lo de mim. Nós trabalhamos com nosso egoísmo e o ego não entende mais nada. Não tentem estabelecer filósofos de si mesmos, afastados das questões terrenas.

Portanto, tudo é “comprado e vendido” apenas à custa de nossos esforços. Temos que mostrar uns aos outros que estamos prontos para qualquer coisa para nos tornarmos amigos íntimos, que o grande objetivo só pode ser alcançado em conjunto, entre nós. Isso é chamado de “comprar”.

Pergunta: E se você não puder comprar um amigo?

Resposta: Esse é o seu problema. Mas se você não “compra-lo”, não será capaz de avançar com ele, não alcançará o nível correto de conexão.

O Criador pode ser revelado apenas na união entre vocês. O Criador não pode ser revelado dentro de um indivíduo, mas apenas na conexão entre nós! O que costumava ser egoísmo torna-se um sanduíche: o ódio no fundo, o amor no topo e, nessa conexão, o Criador é revelado.

Portanto, uma pessoa não precisa corrigir nada além de suas conexões com outras pessoas.

Pergunta: Então, primeiro, eu preciso alcançar o estado em que o Criador (a força de doação) é mais importante para mim. Então eu tenho que comprar amigos, ou seja, cuidar da espiritualidade deles, e então eu mesmo serei capaz de entrar na espiritualidade. E só depois disso poderemos justificar tudo o que está acontecendo no mundo?

Resposta: Sim, porque o mundo é o sistema de conexões entre nós em que o Criador é revelado.

Da Lição de Cabalá em Russo 03/12/17

Comente