Como O Criador Se Parece?

laitman_250Pergunta: Algum dos grandes Cabalistas já viu o Criador com sua própria visão interior? Como Ele é? Talvez isso seja bobo, mas eu quero desesperadamente imaginá-Lo de alguma forma. Se uma gota de água tem a analogia de um oceano, então deve haver uma analogia para visualizar a personalidade do Criador.

Resposta: Primeiro, o Criador não tem personalidade. Em segundo lugar, quando nós, sem entender, imaginamos algo para nós mesmos, não podemos “apontar” algo ao Criador. O Criador é a qualidade de conexão, doação e amor. É algo não objetivo; sem volume ou imagem. É uma qualidade que podemos identificar na pessoa que a possui.

Em outras palavras, se há em você a qualidade de doação em qualquer medida, força ou poder, então pode ser dito que o Criador está incorporado em você e nesta parte Ele existe dentro de você.

Pergunta: Uma pessoa pode ver que o Criador está incorporado nela?

Resposta: Não, você não pode ver. Somente quando um indivíduo alcança a qualidade de doação e amor, ele pode, de dentro de si mesmo, sentir com sua visão interior o quanto o Criador existe nele, e até medi-lo.

O fato é que a sabedoria da Cabalá permite medir as qualidades, sensações, forças dos desejos, telas, a distância e a proximidade da força de amor ou da força de rejeição, e assim por diante. Em última análise, todos nos dão a imagem de equivalência de forma ou movimento em direção à unidade com o Criador. Uma pessoa pode experimentar o quanto está perto ou longe de entender o “Criador”.

Pergunta: Pode-se dizer que existe o Criador e existe a Sua qualidade?

Resposta: Não. Quando dizemos “Criador” queremos dizer qualidades. No nível material, também vemos apenas qualidades, só nos parece que são objetos. Na verdade, são todas forças.

Tudo é composto de duas forças: a força de recepção e a força de doação. Suas interações criam todos os tipos de formas para nós.

Da Lição de Cabalá em Russo, 21/01/18