Pertencer A Um Sistema

laitman_267.02Já estamos começando a sentir que o nosso mundo chegou a um beco sem saída e está em crise. A razão é que a natureza está nos empurrando para uma maior unidade e conexão em um sistema, para a interdependência mútua de todas as pessoas, sociedades e governos.

Nos últimos 50 a 60 anos, a humanidade construiu uma miríade de sistemas internacionais, corporações transcontinentais, que repentina e rapidamente cresceram para abranger o mundo inteiro, elevando-se acima dos governos e fronteiras em suas atividades e interesses.

Mas, ao mesmo tempo, políticos e pessoas estão se tornando cada vez mais egoístas e incapazes de cooperar, não querendo se ver como uma unidade única, um todo. O resultado é que o mundo desce em uma crise muito complexa, que nunca existiu antes.

Por um lado, a natureza, através de sistemas financeiros e manufatureiros, nos coloca em um único sistema, em um mundo integrado. Mas nos recusamos a ser integrados; cada nação sente que é única, independente, e não quer confiar em mais ninguém.

Neste momento entra em erupção uma tremenda crise para a qual nenhuma solução é encontrada. O mundo entra em uma resistência global. Baal HaSulam escreve que não há outra escolha além de perceber que, em tudo, existe apenas o egoísmo humano que é o culpado, mas ainda somos obrigados a alcançar a unidade.

O egoísmo nos impede, mas precisamos nos elevar acima dele, como nos ensina o método da Cabalá. Se usarmos este método, avançaremos. Caso contrário, nos envolveremos em um longo caminho de sofrimento.

Os EUA sentem esta crise muito mais poderosamente do que outros países. É por isso que o objetivo da próxima Convenção de Cabalá em Nova Jersey, que ocorrerá em maio, é permitir que nos sintamos realmente separados por continentes distantes, mas pertencentes a um sistema que está acima da geografia, da história e de diferentes línguas, em outras palavras, pertencentes a um corpo, uma alma.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá de 08/04/18, Preparação para a Convenção Mundial em Nova Jersey 2018