Como A Pessoa Pode Medir A Devoção Da Alma?

laitman_250Ao estudar Cabalá, a pessoa deve se esforçar não apenas para ficar mais sábia ao receber novos conhecimentos, mas o mais importante, mudar seus sentimentos de modo que o coração mude e se expanda. O coração aprende a sentir os fenômenos mais elevados que são inacessíveis para nós agora, as ações de doação e unificação. Elas estão acima da nossa razão.

Na Cabalá, existe o conceito de “fé acima da razão”. Conhecimento é o que corresponde à razão. Na medida do meu entendimento, eu posso dar, sabendo que isso me fará bem. Eu vou a uma loja e dou dinheiro em troca de mercadorias. Não há problema nisso.

Mas não há fé acima da razão em nosso mundo. Onde eu posso obter o poder extra de doação acima da razão? De acordo com o meu entendimento, estou pronto para pagar dois dólares por uma xícara de café, e me pedem para pagar vinte dólares em vez de dois, por uma boa causa. Onde obtenho a força para desistir dos dezoito dólares extras?

O poder que me dá a oportunidade de fazer um trabalho extra, fazer esforços extras e sacrificar meu egoísmo é chamado de “fé”. É por isso que precisamos nos esforçar. Só assim se mede o quanto eu realmente dou. E isso não vem do meu cálculo racional, mas do desejo de dar ao Anfitrião.

Em outras palavras, eu dou acima do cálculo de quanto recebi Dele e estou pronto para compensá-Lo, mas de forma completamente altruísta. Isso é o que é chamado de devoção da alma, quando estou pronto para dar-Lhe o mundo inteiro, mesmo que não receba nada Dele.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/03/18, Talmud Eser Sefirot