The Times Of Israel: “Nove Fatos Sobre Purim Que Permitirão Que Você Aborde A Mensagem Principal Do Feriado”

O The Times de Israel publicou o meu novo artigo “Nove Fatos Sobre Purim Que Permitirão Que Você Aborde A Mensagem Principal Do Feriado

  1. O Significado de Purim

Purim é conhecido como uma celebração emocionante e alegre que eclode em festividades após a salvação do povo judeu de sua morte iminente.

Mas qual é a principal mensagem e significado de Purim?

Que mesmo o maior bem, representado por Mordechai (Mardoqueu), é fraco e incompetente quando confrontado com o maior mal, representado por Hamã, e que o mal só pode ser superado pela unificação.

Os apelos de Mordechai, pela misericórdia do rei Assuero para com os judeus, à rainha Ester levaram a sua famosa declaração de que ela não pode ajudá-los se eles estiverem dispersos e desunidos. Então, Mordechai vai em uma missão para transmitir este chamado pela unidade ao povo judeu, e quando eles finalmente se unem, Ester consegue que Assuero tenha piedade deles.

  1. O Significado dos Trajes de Purim

Os trajes que as pessoas habitualmente usam para as festas de Purim significam a ocultação das forças que representam a história de Purim dentro de nós.

  1. O Significado do Rei Assuero

O rei Assuero representa Deus.

  1. O Significado da Rainha Ester

A rainha Ester significa o desejo que foi corrigido para se conectar com Deus. Essa é a razão pela qual ela emerge depois que o rei Assuero se divorcia da rainha Vashti por corromper os caminhos dela. Seu nome, que é “Ester” em hebraico, vem da palavra hebraica para ocultação, “Hastara“, pois sua identidade de judeu está escondida.

  1. O Significado da Meguila e do milagre de Purim

A identificação de Ester como judeu permanece oculta até ela precisar fazer movimentos para redimir os judeus de sua ameaça de destruição. Assim, “Meguila“, a palavra hebraica para “pergaminho” ou “livro”, como em “O Livro de Ester” (“Megilat Ester“), vem de “Gilui“, ou seja, a palavra hebraica para “revelação”. A história no Livro de Ester, assim, é pensada como um milagre oculto, para indicar o milagre da revelação do poder de Deus agindo por meio da ocultação.

  1. O Significado de Mordechai e Hamã

Como Mordechai é puramente benevolente, não tem vontade de governar ou controlar. Embora o povo estaria melhor e mais feliz sob Mordechai, este não tem o mesmo caminho que o malvado Hamã, com fome de poder.

A fim de motivar Mordechai a fazer mudanças para se tornar governante, o Rei Assuero precisa instituir uma grande ameaça não apenas a Mordechai, mas a povo dele, os judeus.

É onde entra Hamã. Hamã significa o oposto completo da misericórdia: a vontade implacável de governar, controlar e satisfazer seus próprios desejos egoístas, completamente desconsiderada dos outros.

  1. A Mensagem Central da História de Purim

Hamã levou a reivindicação ao rei Assuero de que os judeus deveriam ser mortos porque não estavam mantendo suas leis, ou seja, estavam desunidos. “Há um certo povo espalhado e disperso”. Esta foi a afirmação precisa porque as leis pelas quais os judeus se tornaram uma nação ao pé do Monte Sinai eram leis de unidade. Portanto, estar “espalhados e dispersos” significa que eles não conseguiram defender as leis que os tornaram uma nação para começar. Enquanto separados, os judeus eram considerados desnecessários, e é por isso que Hamã se esforça em erradicá-los.

Os judeus, por um lado, temiam por sua vida. Por outro lado, eles não conseguiam entender o que fizeram para merecer um veredito tão severo. Mordechai juntou os judeus, reunindo-os e anulando a reivindicação de Hamã, de que eles estavam espalhados e dispersos. Assim, ao se unirem, eles não violaram a lei do rei, e o veredito contra eles foi revertido.

Tal como acontece com todas as histórias da Torá, os personagens e a interação entre eles representam atributos e poderes que se desenrolam em nossos pensamentos, desejos, atitudes e relacionamentos. Eles estão tão presentes hoje como estavam há milhares de anos. Além disso, quanto mais nos desenvolvemos, mais esses poderes se intensificam. A vontade implacável de governar e controlar emerge em algumas pessoas mais do que em outras, até consumir completamente algumas, fazendo com que façam qualquer coisa para todos os tipos de posições de poder.

Portanto, a principal mensagem da história de Purim é de que a nossa unidade é a nossa salvação, e nossa negligência pela nossa unidade põe em perigo, prejudica e pode potencialmente nos aniquilar.

  1. O Significado Do Costume de Ficar Excessivamente Bêbado Em Purim

Após a nossa salvação através da nossa unidade, a alegria eclode, e é um mandamento beber até que não possamos discernir o certo do errado. Isso ocorre porque a nossa unidade difunde a unidade, até que cada pessoa e cada nação faça o “clique” correto uma com a outra. Por isso, nos tornamos uma “luz para as nações”, um farol de luz da unificação para toda a humanidade.

Ao se unir, não precisamos vigiar nossa retaguarda o tempo todo como fazemos agora. Além disso, não queremos desconfiar ou suspeitar de qualquer uma das intenções tortuosas ou malsucedidas, pois seríamos como uma única pessoa. A intoxicação significa o desfocar de linhas entre Hamã e Mordechai, uma vez que quando unidas, a tensão entre essas tendências se liberta em uma alegria eufórica.

  1. O Significado dos Bolsos de Hamã

Os bolsos de Hamã significam a correção dos desejos autodirigidos de Hamã de controlar e governar quando todo o povo se une. Os doces ​​simbolizam a alegria de se unir em desejos altruístas. É também por isso que damos presentes uns aos outros e aos pobres – para expressar nosso vínculo atualizado.

Purim é mais do que um feriado festivo. É uma lição sobre o que é mais importante na vida: que sempre devemos nos concentrar em como podemos melhorar nossa conexão uns com os outros, unir-nos acima de nossas diferenças e que, se não o fizermos, há muitos Hamãs malvados prontos para aproveitar a nossa desunião, à espera da oportunidade de construir a nossa queda. Usando esta lição, podemos criar lembretes para que nunca esqueçamos a nossa necessidade de se unir, e nos levantemos para o desafio de avançar de força em força em uma unificação cada vez maior acima de todas as forças que emergem para nos distrair.

Eu desejo a todos um Purim feliz e unido!