Paraíso Para Um Animal: Exílio Para Uma Pessoa

Laitman_002A fim de chegar à redenção, é necessário sentir o exílio, como foi dito a Abraão (Torá, Gênesis 15:13): Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,

Isto é, você deve se sentir muito mal em seu desejo de desfrutar. Embora ele possa trazer à pessoa muitos prazeres e satisfações, riqueza, honra, poder e toda a abundância, ela decide que isso é um exílio para ela.

Afinal de contas, ela começa a apreciar a espiritualidade, a qualidade de doação, acima de todas as posses corporais. Portanto, ela não pode tolerar esse exílio. Ao contrário, quanto mais agradável, satisfeita e rica o Criador torna sua vida durante os “sete anos de fome”, mais agudo é seu desejo de sair dela.

Ela tem todos os benefícios em abundância, mas não concorda em viver assim, sentindo que está sendo comprada ao receber prazeres animalescos, enquanto que os prazeres espirituais – doação e o mundo superior – estão ocultos para ela.

Quando a pessoa começa a sentir seu estado dessa maneira, significa que já é digna de redenção.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/03/18, Escritos do Baal HaSulam, “Herança da Terra”

Comente