O Que Nasce Na Disputa?

laitman_600.04Pergunta: De onde vieram todas as regras do workshop: falar na sua vez, anular-me, não criticar? Afinal, pelo contrário, a verdade nasce em uma disputa.

Resposta: Todas as regras do workshop baseiam-se em princípios descritos pelos Cabalistas, a partir do Livro do Zohar quando dez grandes Cabalistas se reuniram, se refugiaram numa caverna e escreveram este livro. Daí veio a compreensão do que é a “dezena”, como se unir e o que devemos fazer com isso. Mais tarde, meu professor, Rabash, descreveu os relacionamentos na dezena em grande detalhe, enfatizando que todos os conceitos básicos de interação entre pessoas no círculo não têm nada a ver com o treinamento psicológico.

A declaração de que a verdade nasce na disputa é totalmente errada. Como a verdade pode nascer na disputa, se todos são egoístas, todos pensam incorretamente, e como argumentam de dez verdades egoístas, outras vinte, trinta ou quarenta iguais nascerão. Eu não vi que a verdade nasceu da disputa. Para isso, as pessoas devem ser especiais, entendendo de que maneira em nossas capacidades limitadas podemos usar esse princípio.

Isso é completamente inaceitável na Cabalá. Não pode haver disputas porque a verdade deve vir até nós do próximo nível de conscientização, não do nosso nível! Não temos nada para procurar dentro de nós mesmos. Parece-me que a história da humanidade já deixou claro para nós: não podemos tirar nada de bom de nós mesmos.

Portanto, não há necessidade de procurar nada, incluindo qualquer “verdade”. Nós devemos apenas nos reunir de tal maneira que possamos atrair até nós a iluminação superior, a Luz superior. Então vamos ter sucesso.

Da Lição de Cabalá em Russo 10/08/17

Comente