O Mundo Está Melhorando

laitman_202.0Pesquisadores do projeto “Our World In Data” (“Nosso Mundo Em Dados”), apoiados por números em suas mãos, verificaram que houve melhoras significativas no mundo nos últimos duzentos anos. Por exemplo, no início do século XIX mais de 94% da população do mundo eram indigentes, enquanto hoje este número é de 9,6% (OurWorldinData.org).

Uma em cada dez pessoas com mais de 15 anos podia ler, enquanto hoje 85% das pessoas são alfabetizadas. Há duzentos anos, 43% dos recém-nascidos chegavam ao seu quinto aniversário, hoje a taxa de mortalidade infantil mundial é de até 4%.

Na verdade, nós aprendemos a cuidar dos nossos corpos e conseguimos um grande sucesso ao fazer isso. Mas o que está acontecendo com o corpo não é exatamente o que está acontecendo com a pessoa.

Antes as pessoas costumavam lutar pela sobrevivência diária e raramente questionavam seu significado. Hoje, quando os países desenvolvidos garantem praticamente todas as suas necessidades básicas, surge a questão: “Qual o sentido da minha vida?”

Não há resposta.

Com o tempo, algumas pessoas ficam realmente incomodadas com essa questão. Não importa o quanto tentamos escapar ou ocultar, o vazio permanece. Atrás dela não há apenas uma simples obscuridade, mas um problema para toda a humanidade: a ausência do sentido de seu próprio fundamento.

É por isso que, embora a vida se torne mais fácil, ela também se torna mais difícil. Inconscientemente, nós carregamos esse fardo de verdade tácita dentro de nós, um erro na base da nossa consciência.

Nós podemos nos orgulhar de nossos indicadores estatísticos, mas, na realidade, estamos nos tornando mais solitários; mesmo em nossas famílias, interagimos cada vez menos. Há um vácuo em torno de cada um. Em vez de felicidade e prosperidade comuns, estamos vagando no escuro entre as sombras. À medida que prosperamos materialmente, nos tornamos espiritualmente indigentes.

É por isso que as pessoas deixaram de acreditar em um futuro melhor, apesar do aumento do padrão de vida. Não é de se admirar que a porcentagem de otimistas tenha caído abaixo de dez por cento em alguns lugares.

Infelizmente, nem todos percebem que o motivo disso é a falta de sentido. Mas, em certo ponto, esta questão se tornará primordial para todos: “O que é isso tudo? Para que existe?” Então as pessoas vão ouvir o que a ciência da Cabalá, que estuda o nível superior do sistema de governança, diz. Não há outra resposta, tudo o mais é apenas uma corrida e adiamento.

Assim, a questão da falta de sentido na vida e da falta de seu objetivo nos leva à verdadeira revelação e ascensão. Quando penetrarmos na visão do sistema superior e começarmos a interagir conscientemente com ele, nossas vidas se tornarão verdadeiramente produtivas. Nós participaremos ativamente do nosso próprio desenvolvimento, e de pessoas infelizes, solitárias e pequenas, nos tornaremos criaturas grandes, eternas e perfeitas.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 30/01/18