Quem Gerenciará A Sociedade Do Futuro?

laitman_265Pergunta: No ano de 2018 haverá menos estupidez no mundo? Ou, vice-versa, quanto mais houver, mais perto estaremos de descobrir que é uma tolice?

Resposta: Ambos. São necessários os dois opostos. Por um lado, haverá muito mais estupidez, como vemos agora na política. Por outro lado, haverá muitas pessoas que entendem que isso é estupidez, insignificante e sujo.

Isso mudará o estado geral da natureza, a rede de forças em que estamos. Não temos necessidade de governantes e não há nada a esperar deles, nem das elites intelectuais e burguesas que parecem segurar o mundo em suas mãos.

O desejo das massas de mudar a situação e unir-se corretamente levará gradualmente a uma mudança em tudo que ninguém poderá se opor.

Pergunta: BaalHaSulam disse que primeiro é necessário educar toda a geração, e depois eles escolherão o líder certo. Como, na sua opinião, deveria ser o sistema de governo do futuro?

Resposta: É somente através do método de correção da pessoa, através da sua educação, que as pessoas cuja principal preocupação é o bem-estar da sociedade irão gradualmente entrar na governança.

Pergunta: Mas uma pessoa governará, como reis no passado, ou será uma sociedade?

Resposta: Eu acho que será uma comunidade, mas muito pequena, uma espécie de Sinédrio como foi estabelecido nos tempos antigos. Ele era formado por 71 pessoas que gerenciavam a vida espiritual. Eu não acho que você precise mais do que isso.

Cada uma delas assumirá a responsabilidade por um sistema ou outro da união: uma será responsável pelo sistema das crianças, uma segunda pelo sistema das mulheres, uma terceira pelo campo da ciência e assim por diante. Elas resolverão todas as questões coletivamente.

Elas serão escolhidas pela opinião esmagadora das massas que sentirão e “cheirarão” quem são essas pessoas capazes de gerenciá-las. Baal HaSulam escreve sobre isso no final da “Introdução ao Livro do Zohar”. 

Pergunta: Você pode dizer quando isso vai acontecer?

Resposta: Não. Mas parece que nos próximos dois ou três anos a humanidade entenderá que todos os sistemas devem ser substituídos; de outra forma, chegaremos a um beco sem saída.

Da Lição de Cabalá em Russo 24/12/17

Comente