Para Ver De Um Fim Ao Outro Do Mundo

laitman_224Os graus inanimado, vegetativo, animado e humano da espiritualidade significam a medida da nossa participação no sistema da realidade. No nível inanimado, eu revelo esse sistema apenas passivamente, sob o controle total da força superior.

Eu sou como um embrião no útero da mãe, onde todo o trabalho consiste em auto-anulação completa. Esse é um trabalho no nível inanimado: na medida em que me anulo, eu revelo o superior.

No grau vegetativo, eu mantenho o nível inanimado porque tudo vem dele, mas já realizo ações especiais que me permitem revelar mais profundamente o superior. Isso significa que eu me tornei uma planta.

No entanto, meu crescimento acontece de acordo com o superior: qualquer mudança que descubro Nele, eu também mudo da mesma maneira. Eu sempre mantenho equivalência com Ele, isto é, adesão, como uma planta que constantemente alcança a luz, o sol.

Mais tarde, nós veremos que o mundo inteiro: a natureza inanimada, as plantas, os animais e os seres humanos, todos separados dos Cabalistas, repetem obedientemente todos os movimentos do Criador, o que significa que existem em adesão com a força superior. No entanto, um Cabalista deve conscientemente alcançar a adesão com o Criador.

No nível inanimado da espiritualidade, nós só podemos nos conectar através da nossa anulação. Ao me anular, eu posso entrar no outro e não ser sentido nele, mas a comunicação entre nós também é impossível. Existe uma conexão entre nós, que ainda não leva a quaisquer consequências. No entanto, ela apenas fornece a base para formas subsequentes de comunicação.

Quando nos conectamos mutuamente nessa forma inanimada, anulando-nos uns aos outros, alcançamos contato com o Criador, só não sentimos isso ainda.

Existe um sentimento comum de que estamos sob o controle de algum tipo de poder, governança, mas não mais do que isso. Embora este já seja um estado espiritual, a Luz geral de Nefesh, há uma percepção e compreensão muito limitadas nele – apenas um sentimento de que você está no ambiente espiritual. No entanto, já há um contato com a força superior.

A anulação de uma pessoa perante o Criador é chamada de “santo inanimado”, um estado de santidade inanimada. Ele se torna absolutamente sem palavras, aceitando tudo o que o superior faz. Portanto, ele sente que existe dentro do superior como um embrião no útero da mãe que “vê de um lado ao outro do mundo, uma vela queima acima de sua cabeça e ele aprende toda a Torá”. Tudo isso é porque ele se anulou completamente em seu grau.

Da 3a parte da Lição Diária de Cabalá 11/01/18, Escritos do Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar”

Comente