Fórum Em Davos: Otimismo Sem Precedentes

Um otimismo sem precedentes reina no Fórum Econômico Mundial em Davos. Líderes mundiais em negócios e política preveem o crescimento econômico global e não preveem perigos sérios em 2018. O tema deste ano é “Criando um Futuro Compartilhado em um Mundo Fraturado”.

Podemos entender o otimismo dos participantes. Eles estão comemorando em suas ruas: no ano passado, cerca de 82% da riqueza criada foi para 1% dos mais ricos do planeta. À medida que eles sugam mais do mundo e a economia continua crescendo, beneficiando-se, enquanto o padrão de vida real para a maioria diminui gradualmente.

Em essência, as elites discutem como desconectar e dividir o mundo. É assim que elas veem seu futuro comum. Os seus arautos prometem que migalhas suficientes serão deixadas para o resto das pessoas, mas, de fato, vemos que isso não está acontecendo. Pelo contrário, o mundo fragmentado combina com eles: eles se unem e tornam-se mais fortes e mais ricos.

O que você pode fazer? O egoísmo é incapaz de compartilhar o que colocou suas mãos. Como resultado, a reunião de egoístas só agrava a situação.

Eles não são culpados; eles não podem agir de outra maneira. É a natureza humana agindo. Se não quisermos que ele nos guie por um caminho espinhoso, devemos corrigir o egoísmo em nós mesmos e em todos. Caso contrário, ele nos destruirá.

Comente