De Que “Ponto” Um Cabalista Faz Uma Previsão?

laitman_250Pergunta: A espiritualidade está além do tempo. O passado, o presente e o futuro não existem. De que ponto um Cabalista faz uma previsão?

Resposta: Não há conexão entre um e o outro! A espiritualidade é um estado onde você alcança um nível superior, onde uma pessoa começa a trabalhar em seu egoísmo e constrói tudo acima dele. Portanto, na perspectiva do Cabalista, o tempo não existe porque é um dos parâmetros em um sistema egoísta. No entanto, se o cálculo “por minha causa” ou “não por minha causa” deixar de existir, o parâmetro de tempo desaparece. Tudo acontece precisamente de acordo com a teoria de Einstein; você vai além das limitações de tempo, espaço e movimento. Mas apenas além do egoísmo.

Isso não existe dentro do egoísmo. Portanto, nós existimos dentro do tempo. Quando você diz “espiritualidade”, não tente espremê-la entre nós. Ela existe apenas para pessoas que vão além da estrutura material e adquirem Kelim (vasos) completamente novos para perceber a realidade.

Pergunta: Mas o Cabalista não faz previsões que vêm da espiritualidade?

Resposta: Não. Eu não falo sobre espiritualidade, apenas sobre o nosso mundo e as pessoas que estão nele.

Pergunta: Então, de que forma a previsão de um Cabalista é diferente das outras?

Resposta: Não é diferente. Os físicos fazem previsões, assim como os filósofos, e eu também. Eu estou simplesmente apontando que não podemos esperar nada de bom baseado no egoísmo porque ele se desenvolve e é a base de nossa vida.

Pergunta: De alguma forma, você deve começar com alternativas para uma solução. O que acontecerá se a humanidade começar a se aproximar da lei do altruísmo?

Resposta: Se ela começar; é muito difícil acreditar nisso. Mas se começar, todos os eventos certamente começarão a mudar de acordo com as mudanças da humanidade.

Pergunta: Nas fontes Cabalísticas está escrito que tudo está determinado. Se uma Terceira Guerra Mundial está programada e, de repente, começarmos a nos relacionarmos bem, ela pode não acontecer?

Resposta: Ela não aconteceria.

Pergunta: Mas ela não precisa acontecer de acordo com o programa?

Resposta: Por quê? Nada é programado exceto o fim! Mas quando isso acontecerá e de que maneira você alcançará, não é determinado pelo sistema. Portanto, uma pessoa tem liberdade de escolha, que existe do começo ao fim. Isso é dado a uma pessoa com o reconhecimento do mal e com a sua ascensão ao bem. De acordo com isso, a pessoa parece adoçar o tempo.

Pergunta: Isso significa que há várias opções para o desenvolvimento?

Resposta: Todas as opções estão diante de você a cada momento. Você se move um pouco em uma boa direção – o mundo se torna melhor. Move-se um pouco em uma direção ruim – o mundo fica pior. Tudo depende das conexões entre nós. Nós precisamos nos lembrar da lei da natureza global que inclui todo o sistema dentro dela. E quando também construímos um sistema global de interconexão e interdependência, nos tornamos semelhantes à lei geral da natureza e nos sentimos confortáveis ​​dentro dela.

E quando, pelo contrário, seguimos o nosso egoísmo, que nos distancia uns dos outros com o ódio e todos os tipos de cálculos, nos opomos à lei geral da natureza e finalmente entendemos o que é.

Pergunta: Qual é o mecanismo de conexão entre pessoas?

Resposta: É a lei mais simples, a lei de equivalência de forma, equivalência de características. Nós vivemos em uma esfera que é absolutamente altruísta, chamada “Criador” ou natureza geral superior. Quanto mais nos assemelhamos, mais nos sentimos confortáveis. E na medida em que diferimos dela – então não nos sentimos confortáveis.

A semelhança com a natureza é expressa pelo fato de que devemos fazer esforços para assumir as leis e relações mútuas que existem na natureza superior. Estas são as leis de doação e amor. Neste estado, eu percebo tudo como partes de um único mecanismo dentro do qual nos transformamos simultaneamente em harmonia completa uns com os outros. Então é bom para nós – ninguém inibe ninguém, ninguém é puxado para frente contra a sua vontade, e estamos todos em um estado ideal.

Da Lição de Cabalá em Russo 24/12/17

Comente