Como Surge Uma Centelha Espiritual?

Laitman_013.02Pergunta: Como pode surgir uma centelha espiritual numa criatura viva que está no nível de um animal?

Resposta: Na verdade, não está claro como em um pedaço de carne comum, no qual alguns tipos de órgãos estão funcionando e há uma vida comum, de repente surge um desejo não por comida, sexo, família, dinheiro, fama e conhecimento, mas para alcançar sua fonte: “De onde eu venho? Quem me controla e existe tal coisa? Qual é a minha missão?”

Um desejo associado ao infinito é revelado na pessoa. Eu olho para as estrelas: “Onde está a minha fonte?” Não tenho certeza onde procurar a resposta.

Talvez eu devesse ir fundo nas idades antigas, engajar-me na escavação arqueológica e assim vou resolver esse mistério. Ou, pelo contrário, devo aspirar adiante. No entanto, como posso conhecer o futuro? Eu não sei o que fazer.

A pessoa que sente maior vazio quer encontrar sua fonte porque tudo o que existe neste mundo é absolutamente claro para ela. Mas para que sirvo? Este “eu” não pode ficar satisfeito com os desejos humanos, mesmo que você lhe dê tudo.

Claro, é possível suprimir seus pensamentos usando drogas, riqueza, usando qualquer coisa, mas, no entanto, todos vão falir. Tudo o que ela tem: sexo, família, dinheiro, poder ou conhecimento, tudo isso não a satisfará. Eles apenas preencheram um pequeno volume interior nela, uma pequena esfera. Fora dela, quando ela começa a sentir que há algo acima disso, ela perde o gosto pela vida.

Quando eu era criança, pensava que se tivesse um triciclo pequeno, ficaria feliz. Finalmente, meu sonho se tornou realidade. De repente, vejo que no quintal vizinho meu amigo está montando uma grande bicicleta de duas rodas! Uma tal tempestade de sentimentos surgiu em mim que eu estava pronto para quebrar meu triciclo!

É o mesmo aqui. Parece que tenho tudo, que não preciso de nada! Então, de repente, um novo vazio é revelado em mim. A vida como que ri de mim: “Eu dou-lhe isso e aquilo – pegue tudo o que quiser. No entanto, o sentido da vida, da eternidade e da perfeição não é para você”.

No entanto, não quero mais um triciclo porque a questão mais importante sobre o sentido da vida permanece aberta.

Da Lição de Cabalá em Russo 03/09/17

Comente