Cabalá E Psicologia Social

laitman_263Pergunta: Eu sou psicólogo e vejo que a Cabalá e a psicologia social têm muito em comum, por exemplo, as regras do workshop. Você os tirou da psicologia ou você tem esses métodos na Cabalá?

Resposta: A psicologia apareceu há pouco mais de 100 anos, no final do século XIX.

A Cabalá surgiu 5778 anos atrás. Então, não foi a Cabalá que tomou algo da psicologia, mas a psicologia e especialmente a filosofia, como Baal HaSulam escreveu, tomaram emprestado muito da Cabalá. É por isso que os psicólogos pensam que a Cabalá tomou alguns métodos deles.

Tudo aconteceu ao contrário, porque os livros Cabalísticos foram escritos dois, três e quatro mil anos atrás. Além disso, se você penetrar no que a Cabalá diz, que supostamente parece semelhante à psicologia social, você descobrirá que é um sistema totalmente diferente.

Afinal, o método da Cabalá conduz a pessoa à correção sob a influência da força superior, a Luz superior. Todos os nossos exercícios, estudos, refeições e tudo mais são para esse fim.

A psicologia é diferente. Ela usa as forças egoístas comuns e internas da pessoa. Portanto, nós vemos que ela começou a desaparecer tão rapidamente quanto surgiu.

Da Lição de Cabalá em Russo 10/08/17

Comente